Home / Animais / Alimentação do Orangotango: O Que Eles Comem?

Alimentação do Orangotango: O Que Eles Comem?

A palavra malaia orangotango significa “pessoa da floresta”. Esses primatas de cabelos compridos e alaranjados, encontrados apenas em Sumatra e Bornéu, são altamente inteligentes e são parentes próximos dos seres humanos.

Vida nas Árvores

Os braços dos orangotangos são adequados ao seu estilo de vida, porque passam grande parte do tempo (cerca de 90%) nas árvores de sua casa na floresta tropical. Eles até dormem no alto em ninhos de galhos frondosos. Eles usam folhas grandes como guarda-chuvas e abrigos para se protegerem das chuvas comuns.

Comportamento Solitário

Os orangotangos são mais solitários do que outros macacos. Os machos são solitários. À medida que se movem pela floresta, eles emitem muitos estrondos, uivos para garantir que fiquem fora do caminho um do outro. A “chamada longa” pode ser ouvida a 2 km de distância.

Tamanho

Os orangotangos têm um braço enorme. Um homem pode esticar os braços cerca de um metro e meio de ponta a ponta dos dedos — um alcance consideravelmente mais longo do que a sua altura de cerca de um metro. Quando os orangotangos se levantam, suas mãos quase tocam o chão.

Dieta

Quase 90% da dieta dos orangotangos são compostas por frutas. Eles comem mais de 400 variedades diferentes de plantas. Os orangotangos preferem uma fruta chamada durião. Duriões são cobertos de espinhos afiados e têm um cheiro pungente.

Os orangotangos usam uma variedade de ferramentas e suas mandíbulas poderosas para quebrar esses frutos.

Orangotango se Alimentando
Orangotango se Alimentando

Embora as frutas compreendam a maior parte da dieta do orangotango, elas ainda requerem outros nutrientes como parte de sua ingestão diária. Eles recebem uma mistura de açúcares e gorduras das frutas, carboidratos das folhas e proteínas das nozes.

Os orangotangos passam até seis horas por dia comendo ou procurando comida.

Como animais que comem frutas, os orangotangos são importantes propagadores de plantas tropicais. Muitas mudas de frutas brotam somente após terem passado pelo sistema digestivo de um animal.

Portanto, os orangotangos têm um papel ecológico vital como dispersores de sementes em seu ambiente de floresta tropical e afetam a regeneração florestal e a diversidade de espécies de plantas.

Métodos de Alimentação

Os orangotangos retiram as folhas dos galhos, arrastando-as pela boca.

Os orangotangos são capazes de memorizar os locais de fontes alimentares temporárias, rastreando mudanças sazonais nos picos de frutificação e identificando sinais comportamentais de outros animais para encontrar árvores frutíferas.

Para ajudar a adsorver e neutralizar os metabólitos secundários das plantas (compostos vegetais que não estão diretamente envolvidos no crescimento, desenvolvimento ou reprodução), os orangotangos consomem o solo.

Consumo de Água

Os orangotangos obtêm a maior parte de sua água dos frutos suculentos que comem, mas também bebem de rios e córregos. Às vezes, os orangotangos mãe deixam seus filhotes beberem da boca.

Reduzindo a concorrência

Os orangotangos são capazes de abrir frutos com casca dura e/ou espinhosa, segurando-o firmemente entre os dentes e usando uma mão para manipulá-lo até encontrar um ponto fraco, abrindo assim o exterior duro. Esse método de alimentação permite que os orangotangos se alimentem de certa vegetação antes de amadurecer o suficiente para que outras espécies, como elefantes e vários insetos, comam.

O Que Os Orangotangos Comem?

Aproximadamente 90% da dieta que um orangotango consome é fruta. O que eles consumirão depende do habitat natural e da estação do ano. Eles preferem frutas cheias de açúcar e polpa. As figueiras cultivam muitos frutos e são frequentemente encontradas nas florestas tropicais onde os orangotangos vivem. No entanto, eles também comem outros itens, incluindo insetos, brotos, folhas, sementes e casca de árvore.

Houve muita pesquisa realizada sobre os tipos de itens que os orangotangos se alimentam. Mais de 400 plantas foram identificadas para serem consumidas por elas. Eles também têm um sistema digestivo muito bom, o que significa que são capazes de comer esses itens e usá-los para obter energia sem problemas.

Orangotango Comendo Banana
Orangotango Comendo Banana

Eles também são capazes de consumir frutas que contêm um material tóxico conhecido como Alcaloide Estricnina. Embora possa ser mortal para o consumo de outros animais, o único efeito colateral sobre os orangotangos é causar a produção de mais saliva do que o normal. Eles têm uma tolerância muito alta para esse e outros tipos de toxinas encontradas na floresta tropical.

Observou-se que alguns orangotangos também consomem rochas ou solo. Isso é intrigante, porque não é considerado um tipo de alimentação normal. No entanto, os resultados indicam que eles podem fazer isso para ajudar quando não estão recebendo nutrientes suficientes de sua dieta. Também é feito para obter minerais da argila, que podem ajudar a compensar problemas como diarreia dos alimentos consumidos.

Sabe-se que os orangotangos são bem engraçados quando comem também. Por exemplo, eles podem ficar pendurados de cabeça para baixo nos galhos para alcançar as folhas e os frutos que estão abaixo deles. Eles não têm problemas em comer nessa posição e fazem isso com bastante frequência. É incrível que eles sejam capazes de fazê-lo sem deixar a fruta cair no chão!

Pesquisas descobriram que muitos orangotangos selvagens usam ferramentas para ajudá-los a chegar a fontes de alimento. Isso inclui paus e pedras que eles podem usar para abrir as conchas das frutas e chegar ao que está dentro delas. Eles também ensinam esses vários tipos de habilidades de sobrevivência a seus filhos. É muito fascinante vê-los também.

Orangotango Comendo Folhas
Orangotango Comendo Folhas

Às vezes, sabe-se que os orangotangos consomem pequenos ovos de pássaros. Geralmente, isso é apenas se eles não encontrarem suprimentos adequados, apesar de outras fontes de alimentos. Eles ainda são considerados herbívoros. Um orangotango gasta cerca de 7 horas por dia consumindo algum tempo de comida. No resto do tempo, ele está brincando, se arrumando ou dormindo.

O fato é que, com a floresta tropical se esgotando e com os efeitos do aquecimento global, não há quase tanta comida para os orangotangos quanto antes. Eles adultos têm um apetite enorme e são capazes de lembrar mentalmente que tipos de frutas estão disponíveis em determinadas épocas do ano.

Eles retornam anualmente a determinados pontos de alimentação para esse fim. No entanto, em muitas ocasiões, eles tentam retornar e essa área foi destruída. Isso é estressante para eles, pois tentam encontrar novos lugares para obter os alimentos de que precisam para sobreviver.

Referências

Orangotangos, do site National Geographic;

Orangotango, do site Brittanica Escola;

Alimentação do orangotango, do site Mundo do Orangotango.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *