Não é vergonhoso que os seres humanos estejam destruindo o habitat dos macacos em busca de territórios? Os seres humanos precisam de mais madeira para abrigar, mais pastagens para pastar, mais casca, raízes, frutas, sementes e vegetais para fins alimentares e medicinais. Os chamados seres humanos inteligentes não têm consciência do equilíbrio da natureza, da importância das florestas verdes e dos benefícios oferecidos pelo mundo animal. Os macacos são usados para entretenimento, para a realização de experimentos em laboratórios. Em algumas partes do mundo, o cérebro e a carne de macacos são consumidos como uma iguaria. Os macacos capuchinhos podem ser treinados para realizar diferentes atividades diárias, pois possuem excelente poder de apreensão. Eles podem ajudar tetraplégicos ou pessoas com deficiência. Agora, há uma necessidade de treinar os seres humanos sobre como salvar nossa terra verde. Macacos são mortos porque causam grandes danos às plantações. Eles comem frutas e grãos. Na verdade, destruímos seu habitat em busca de comida e terra. É nosso dever salvar macacos. Atualmente, existem sites que fornecem informações sobre como você pode adotar um gorila ou fazer doações para salvar gorilas e várias outras espécies ameaçadas. Se você quiser, também pode se voluntariar para trabalhar em uma organização dedicada a essa causa muito importante.
Alimentos de Origem Vegetal
Eles passam quase o dia inteiro comendo, mas a alimentação é uma atividade feita principalmente individualmente. Durante as primeiras horas da manhã, eles começam a consumir quase tudo o que têm perto, mas depois de algumas horas se tornam mais seletivos e começam a escolher as folhas que têm mais água e os frutos maduros. Em média, eles passam de 6 a 8 horas se alimentando. A dieta das duas espécies de chimpanzé é semelhante. No entanto, o chimpanzé comum (Pan trogloditas) consome mais carne que o bonobo.
Os chimpanzés comuns não caem com frequência no chão. Se eles estão em cima de uma árvore, eles apenas precisam estender o braço ou se movimentar um pouco para conseguir comida. Eles preferem comer frutas e especialmente figos. Eles gostam tanto de frutas que, se não houver disponibilidade suficiente, eles os procuram. Mas sua dieta também inclui folhas, brotos, sementes, flores, caules, casca e resina. Bonobos ( Pan paniscus ) também amam a doçura da fruta. Cerca de 57% de toda a sua dieta é de frutas. Outros alimentos que consomem são folhas, tubérculos, nozes, flores, raízes, caules, brotos e, embora não sejam vegetais, cogumelos (um tipo de fungo). Como nem todas as frutas são macias e as nozes podem ser duras, elas usam pedras como ferramentas para abri-las. Além disso, eles usam folhas curvas às vezes como uma tigela para beber água.
Alimentos de Origem Animal
Os vegetais que os chimpanzés comem fornecem uma quantidade razoável de proteínas, mas eles precisam de um pouco mais. Anteriormente, eles eram considerados herbívoros, mas agora sabe-se que eles comem menos de 2% da carne em sua dieta habitual. Os machos consomem mais carne do que as fêmeas que obtêm suas proteínas principalmente de insetos. Eles ocasionalmente viram caçar; Por outro lado, são freqüentemente observados pegando cupins com a ajuda de um graveto ou galho que eles introduzem no ninho de cupins. Depois que os insetos sobem para a ferramenta, o chimpanzé o tira e come os alimentos capturados recentemente. De tempos em tempos, eles também podem consumir lagartas.
Embora não se destacem como caçadores, os chimpanzés podem caçar pequenos vertebrados, principalmente antílopes, como o bicho- papão azul (Philantomba monticola) e macacos , mas às vezes se alimentam de javalis, pássaros e ovos. As espécies que os chimpanzés comuns caçam são o colobus vermelho ocidental (Procolobus badius), o macaco de cauda vermelha (Cercopithecus ascanius) e o babuíno amarelo (Papio cynocephalus). A carne representa menos de 2% da sua dieta habitual. A caça é uma atividade de grupo. Se for um macaco pequeno, um chimpanzé pode atravessar as árvores para obtê-lo, mas no caso de precisar de ajuda, cada membro do grupo tem um papel de caça. Alguns perseguem a presa, outros bloqueiam o caminho e outros a escondem e emboscam. Uma vez que o animal está morto, eles compartilham a carne entre todos os membros do grupo. Os bonobos caçam com menos frequência, mas, se tiverem a oportunidade, pegam cupins, esquilos voadores e duikers. Houve casos de canibalismo de chimpanzés comuns em estado selvagem e bonobos em cativeiro. Eles não são frequentes, mas podem acontecer. Pan-trogloditas podem matar e comer membros de outras comunidades.
Hábitos Alimentares de Macacos
Macacos Aranhas
Existem vários tipos de macacos. Os macacos-aranha são encontrados principalmente nas florestas tropicais. Se você está pensando sobre o que os macacos-aranha comem nas florestas tropicais, talvez se surpreenda ao saber que os macacos-aranha, como os seres humanos, regulam sua dieta diária, e não a ingestão diária de proteínas, de maneira que permaneça a mesma durante todo o período. apesar das mudanças de estação e do tipo de alimento disponível.
Macaco Bugio
A maioria dos macacos são onívoros. Os macacos adoram comer frutas e sementes maduras, mas também comem vegetais. Além de casca e folhas, também comem mel e flores. O macaco bugio é conhecido como o animal terrestre mais barulhento. Você pode ouvir as chamadas altas mesmo quando estiver a 5 km delas em meio a selvas. Eles são estritamente vegetarianos e gostam de comer folhas pequenas, jovens e macias, penduradas de cabeça para baixo em suas caudas. Sua dieta consiste em frutas frescas como inhame, banana, uvas e vegetais verdes. Várias plantas na camada de copa da floresta tropical atuam como xícaras e armazenam água para elas! Os fatos sobre os macacos nos informam que eles usam os lábios e as mãos com habilidade para comer apenas as partes da vegetação que desejam. Todos os macacos andam à procura de comida durante o dia, mas o ‘macaco-coruja’ é um animal noturno.
Macacos Capuchinhos
Os macacos capuchinhos são onívoros e comem frutas, insetos, folhas e pequenos lagartos, ovos de pássaros e pássaros pequenos. Macacos capuchinhos treinados podem ajudar tetraplégicos e pessoas com deficiência de várias maneiras. Eles podem pegar sapos, caranguejos, mariscos e também comem pequenos mamíferos e répteis. Todos os macacos são especialistas em quebrar nozes. Os gorilas pesam em torno de 140-200 kg e têm um grande apetite! Eles comem frutas, caules, folhas, cascas, trepadeiras, bambu, etc.
Gorilas
A maioria dos gorilas é herbívora, mas dependendo do habitat, eles podem comer caracóis, insetos e lesmas, se não conseguirem frutas e legumes suficientes. Os gorilas da montanha comem casca, caules, raízes, cardos, aipo selvagem, brotos de bambu, frutas, sementes e folhas de várias plantas e árvores. Um dos fatos surpreendentes sobre os gorilas é que eles consomem vegetação suculenta e, portanto, não precisam beber água. O fato mais importante é que gorilas enormes nunca exploram demais uma área para alimentação. Além disso, eles cortam a vegetação de tal maneira que ela cresce novamente rapidamente. Podemos aprender muito com os hábitos alimentares dos macacos.
Os Hindus e os Macacos
Hindus adoram macacos na forma de ‘Hanuman’, uma entidade divina, um deus de força e lealdade. Normalmente, o macaco é considerado um símbolo de trapaça e feiura. Macacos representam mente inquieta, comportamento sem sentido, ganância e raiva descontrolada. Atualmente, existem cerca de 264 tipos de macacos neste mundo, mas é triste que muitas espécies de macacos estejam incluídas na lista de animais extintos e também na lista de espécies ameaçadas de extinção. Macacos são exposições populares em zoológicos e, tenho certeza, você deve ter visto macacos comendo bananas. O que os macacos comem além das bananas?
Os chimpanzés são poderosos, relativamente grandes e têm um cérebro grande em comparação com outros mamíferos. Para se manter saudável, eles precisam de muitos nutrientes de diferentes fontes alimentares. Eles não são exclusivamente carnívoros ou herbívoros; eles são onívoros. Um animal onívoro é aquele que consome uma variedade de alimentos de fontes vegetais e animais. Essa característica implica que eles têm muitos alimentos disponíveis, o que lhes permite sobreviver em situações adversas, como a falta de plantas. No entanto, embora os chimpanzés sejam onívoros, eles preferem alimentos vegetais e ocasionalmente adicionam carne à dieta. Suas preferências são diversas, e eles não se especializam em nenhum alimento em particular, mais ainda, às vezes variam de indivíduo para indivíduo.