Home / Animais / Alimentação do Jacaré: O Que Eles Comem?

Alimentação do Jacaré: O Que Eles Comem?

Apesar de só atacarem quando se sentem ameaçados, normalmente os jacarés sempre deixam os seres humanos em pânico, especialmente quando estão muito próximos. Esses grandes predadores são muito antigos e fazem parte da Ordem Crocodylia, que existe há pelo menos 200 milhões de anos. Como sua pele e sua carne são bem valiosas para algumas pessoas, em muitas ocasiões, esses animais se tornam alvos dos caçadores ilegais.

O jacaré consegue ficar sem comer por um longo tempo e possui tem o hábito de hibernar. Uma das características mais notáveis desse animal é a força de sua mordida; apenas uma dentada é o suficiente para partir o casco de uma tartaruga.

Principais Características

Existem oito espécies de jacarés e seus locais de habitação estão espalhados pelas Américas e pela China. Em nosso país, existe o jacaré-de-papo-amarelo, o jacaré-do-pantanal, o jacaré-anão, o jacaré-açu, o jacaré-coroa e a jacaretinga. A expectativa de vida desse predador varia entre os 80 e os 100 anos.

Os jacarés das Américas podem pesar até 500 quilos e seu tamanho pode ir até três ou quatro metros de comprimento. Por sua vez, o jacaré chinês só chega até 1,5 m de comprimento e só atinge no máximo 22 quilos.

Os jacarés gostam de viver em ambientes aquáticos como lagos, pântanos e rios. Esses répteis são muito velozes no momento da natação. Por exemplo, os jacarés americanos podem atingir mais de 32 km/h quando estão na água. Também possuem certa velocidade quando estão em terra, podendo atingir um pouco mais de 17 km/h.

Alimentação

Jacaré Fotografado Comendo um Peixe
Jacaré Fotografado Comendo um Peixe

Esses répteis são carnívoros e podem alimentar-se de répteis, peixes, mariscos, entre outras coisas. O gosto desse predador é bem variado e depende do período que ele está vivendo.

Quando filhote, os jacarés têm o hábito de comer não apenas os alimentos citados anteriormente, mas também caracóis, vermes e crustáceos. Eles começam a caçar presas maiores conforme ficam mais próximos da idade adulta. Algumas dessas vítimas podem ser peixes, tartarugas e vários tipos de mamíferos como ratões-do-banhado, veados, pássaros, garças entre outros.

Esses animais são predadores tão ferozes que, dependendo do tamanho, eles conseguem atacar cachorros grandes, panteras e até ursos. Essa força predadora deixa os jacarés no topo da cadeia alimentar junto com um seleto grupo de animais. A influência do jacaré é tão grande que ele tem a capacidade de determinar a sobrevivência ou a extinção de algumas presas, como os ratões-do-banhado, ratos almiscarados e as tartarugas.

Curiosidades Estomacais

O estômago desse animal possui um órgão chamado moela. Sua função é facilitar a digestão de animais que não conseguem mastigar seus alimentos. Muito comum nas aves e nos jacarés, a moela é um órgão cheio de músculos que pertence ao tubo digestivo; dentro desse tubo pedras e areias começam a se formar e a esmagar os alimentos que chegam. Depois de terminada a digestão, a moela envia aquilo que não terá utilidade no corpo para o sistema excretor do jacaré.

O abdômen desse predador tem um órgão gorduroso cuja função é fazê-lo resistir a longos períodos sem comer. Além disso, esse animal têm algumas peculiaridades: a língua deles é presa e eles têm o hábito de atacar e morder suas presas pelas laterais do corpo.

Refeição Rápida, Digestão Lenta

Como os jacarés não conseguem mastigar suas presas, eles costumam engolir pedaços grandes de suas vítimas de uma vez, sem perda de tempo.  Esse “almoço” rápido faz com que o jacaré fique inerte e indefeso por um longo período de tempo, pois precisa esperar seu estômago fazer a digestão daquilo que ele comeu.

Reprodução

Filhote de Jacaré
Filhote de Jacaré

 Os jacarés reproduzem conforme a temperatura dos locais onde eles formam seus ninhos. Se estiverem em locais abaixo dos 28 graus Celsius, eles geram fêmeas, se estiverem em locais acima dos 33 graus, eles geram machos. Caso seus ninhos estejam em um local que tenha uma média de 31 graus, eles conseguem produzir machos e fêmeas;

A fêmea do jacaré costuma gerar entre 20 e 35 ovos. Depois de por esses ovos, a mãe deles se torna agressiva e protetora e só se afasta deles para se alimentar. Se ficarem sozinhos muito tempo, os ovos podem ser comidos por raposas, macacos, aves aquáticas e quatis.

Depois de dois ou três meses, os filhotes de jacaré chamam pela mãe ainda dentro dos ovos. Com isso, ela destrói o ninho e leva os filhotes dentro de sua boca até a água. Em seu primeiro ano de vida, os pequenos jacarés permanecem próximos aos locais de seus ninhos e recebem a proteção de ambos os pais.

Jacarés x Seres Humanos

São poucos os casos em que jacarés machucaram as pessoas. Ao contrário dos grandes crocodilos, os jacarés não veem o ser humano como presa, mas podem atacar caso se sintam ameaçados ou provocados.

Por outro lado, o ser humano explora demais o jacaré para fins comerciais. A pele desses animais é utilizada para fabricação de bolsas, cintos, sapatos e vários outros itens de couro. Outra área em que o jacaré representa lucro é no ecoturismo. Em alguns países, as pessoas têm o hábito de passear pelos pântanos, um dos habitats naturais desse réptil. Em relação à economia, o grande benefício para o homem é o controle que esse predador faz em relação aos ratos almiscarados e aos ratões-do-banhado.

Jacaré na Grama
Jacaré na Grama

Curiosidades

Veja Algumas Curiosidades Sobre Este Animal:

  • O jacaré consegue repor cada dente que ele perde, isso significa que sua dentição pode mudar até 40 vezes. Ao longo de sua existência, esse animal pode ter até 3000 dentes;
  • Durante sua estação reprodutiva, os machos conseguem fertilizar várias fêmeas. Por sua vez, elas só possuem um companheiro por estação;
  • O período de hibernação do jacaré é de quatro meses. Além de não se alimentar, nessa época, ele usa o “tempo livre” para tomar banhos de sol e se aquecer;
  • O jacaré possui algumas diferenças em relação ao crocodilo: é menos agressivo que seu parente gigante, sua cabeça é mais larga e mais curta e a cor de sua pele é mais escura. Além disso, quando os jacarés fecham a boca, os dentes que ficam à mostra pertencem ao maxilar superior. Já nos crocodilos, os dentes ficam à mostra em ambos os maxilares;
  • Os filhotes de jacarés adquirem independência de forma precoce, porém, ficam perto de suas mães até os seus dois anos de idade.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *