O glutão é um mamífero bem semelhante fisicamente com os ursos, mas que pertence a família dos Mustelideos. É chamado também de carcaju.
Inspiração para histórias em quadrinhos e filmes, como da Marvel Studios, o glutão é um animal omnívoro e que vive em regiões de clima frio. Interessou-se?
Quer saber mais sobre esse curioso mamífero? Então, fique por aqui! A seguir, você conhece tudo sobre a Alimentação do glutão: o que eles comem?
Além disso, saiba tudo sobre as suas características, comportamentos e algumas curiosidades incríveis! Vamos aprender?
Alimentação do glutão
Como já fora mencionado o glutão se trata de um animal omnívoro, ou seja, a carne cumpre uma parte essencial e importante na dieta desse mamífero. Porém, como esses mamíferos são omnívoros, eles também se alimentam de outros alimentos de origem animal e vegetais em geral.
Assim, o glutão inclui na sua alimentação, além da carne animal, frutas, ervas, ovos, entre outros. Um glutão é capaz, inclusive, de caçar e comer cervos e outros mamíferos até maior que eles.
Também se alimentas de roedores e aves. São animais que comem bastante, mas se for possível passam semanas até sem se alimentar, pois o organismo dos glutões tem a capacidade de armazenar energia e nutrientes em épocas de escassez de alimentos.
Classificação científica do glutão
De acordo com a classificação oficial cientifica, o glutão é catalogado (desde o ano de 1758 – Linnaeus) da seguinte forma:
- Reino: Animalia
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Mustelidae
- Género: Gulo
- Espécie: Gulo gulo
- Nome binomial: Gulo gulo
Características físicas dos glutões
Fisicamente, o glutão se parece muito com um urso de pequeno porte, com o detalhe de possuir uma cauda mais extensa que a dos ursos. É considerado um mamífero de porte médio.
Um glutão adulto mede entre 70 cm e 110 cm (fora a cauda, que varia entre 20 cm a 40 cm de extensão). Pode pesar até 30 kg quando adulto. As dimensões entre machos e fêmeas não se diferenciam significativamente, como ocorre com muitas outras espécies de mamíferos.
Destaque para o focinho do glutão, que tem formato achatado. O pescoço é curto e as orelhas são arredondadas e pequeninas.
Já em relação a pelagem do glutão, ela é bastante volumosa e densa em todo o corpo, para suportar o frio das regiões onde vive. A tonalidade dos pelos pode ser negra, acastanhada ou fulva. A coloração varia no decorrer do corpo desse animal, além de mesclar, criando “degrades”
Os filhotes de glutão costumam nascer durante a Primavera, sendo que a fêmea dá à luz até a 4 filhotes, aproximadamente. Com um ano, esses filhotes alcançam a maturidade sexual e se tornam mais independentes de suas mães, embora os vínculos estabelecidos ainda sejam mantidos por anos.
A gestação de um glutão é considerada greve. A gravidez da fêmea dura de até 60 dias apenas. Os filhotes são levados nas costas da mãe e são amamentados até os 3 ou 4 meses de idade, em média. Com cerca de 6 meses já se locomovem sozinhos e aprender a caçar e comer outros alimentos, sempre com os cuidados da mãe e protegidos territorialmente pelo pai.
Destaque também para as garras, que são compridas, resistentes e pontiagudas.
Quanto a longevidade, são animais com tempo moderado de vida. Costumam chegar até 13 anos de idade, quando estão na natureza e em condições adequadas. Em cativeiro, um glutão pode viver até 20 anos.
Habitat natural do glutão
O glutão é um animal nativo e que habita as chamadas florestas boreais, além de montanhas, matagais e planícies. As maiores populações desse mamífero se encontram em países do Hemisfério Norte, como: Canadá, Escandinávia, Sibéria e Alasca (zonas frias).
Para se abrigarem e se protegerem, os glutões se utilizam de fendas em pedras, cavernas, buracos cavados por outros animais ou vãos formados por árvores caídas. Dentro desses locais, os glutões constroem espécies de camas coberta por folhagens. Além disso, podem construir abrigos debaixo de focos de neve.
Comportamento do glutão
Em relação aos seres humanos, os glutões tendem a serem tímidos e optar, primeiramente, por se afastarem. Mas, se encurralados, podem atacar.
Já em relação a outros animais, o glutão tem a fama de ser um mamífero bastante valente e hostil. Um glutão não se intimida nem mesmo com animais maiores que eles, podendo partir por ataque.
Há registros inclusive de glutões que atacaram grupos de lobos e até dos temidos ursos polares, roubando as suas comidas! Aliás, esse é um comportamento marcante do glutão, que se aproveita de presas capturadas por outros animais, como que se furtassem-nas.
Mesmo assim, nem só de “roubos” se alimenta o glutão. Esses animais também vão à caça de outros mamíferos, ovos, aves, etc.
São animais que vivem a maior parte da vida em terra, apesar de terem habilidades para escalar arvores e rochedos com certa facilidade e velocidade.
Ainda, são considerados bons nadadores. Entram em água para se banhar ou em busca de peixes, moluscos, etc.
São mamíferos que conseguem andar em pulos, além de muito resistentes. Um glutão pode descolar-se sem paradas por mais de 10 km. Já a velocidade alcançada por um glutão pode chegar até 15 km/h. Chegam a caminhar durante um dia cerca de 45 km, se for necessário.
Possuem hábitos predominantemente noturnos, mas também realizam atividades durante o dia, além de descansarem por algumas horas.
Vale ressaltar que os glutões são mamíferos que não hibernam como o urso, mesmo nas épocas de altas nevadas. Ou seja, eles são ativos praticamente em todas as temporadas do ano.
Esses animais não têm a necessidade de viver em bando. Aliás, é mais comum que vivam sozinhos ou em casal. Isso porque costumam não conviverem muito bem com outros de sua própria espécie, principalmente, se for do mesmo gênero.
O glutão marca o seu território por meio de suas secreções das glândulas anais e urinárias. Isso afasta predadores e até mesmo outros glutões.
Uma vantagem é que são animais de garras fortes e físico robusto, portanto, os glutões têm poucos predadores naturais. O principal perigo vem dos ursos grandes e lobos. Mas, é uma grande ameaça, nas últimas décadas, o ser humano, como os caçadores ilegais.
Você sabia?
… Que o famoso personagem Wolverine (da Marvel Studios) foi inspirado no glutão? Além de sua valentia e robustez, repare nas garras de Wolverine…
… Que, apesar de o lobo ser um predador dos glutões, esse animal foge deles? Isso não é por medo, mas porque, para se defender, o glutão exala um cheiro insuportável, que acaba intimidando e afastando os lobos.
… Que são animais que caçam sozinhos?
Que o glutão é capaz de imobilizar animais até 5 vezes maiores e mais pesados que ele? Isso graças a sua robustez!
… Que o glutão, além de suas famosas garras, possui espécies de blocos em seus pés? Isso possibilita que ele persiga pressas até sobre a neve, sem afundar no gelo.
… Que um glutão pode alcançar uma velocidade de 48 km/h dependendo da situação, embora o normal seja 15/ km/h?