Home / Animais / Alimentação do Dragão-de-komodo: O Que Eles Comem?

Alimentação do Dragão-de-komodo: O Que Eles Comem?

Existem mais de 3.000 espécies de lagartos, mas o dragão de Komodo detém o recorde de maior lagarto vivo do mundo. Sua história remonta a mais de 130 milhões de anos, embora só tenha sido descoberta em 1912. Características especiais são as pernas curtas e grossas, a cor argilosa, a pele escamosa, a cauda longa e a língua comprida. Com sua aparência, lembra os dragões das sagas medievais.
Visitando o dragão de Komodo O dragão de Komodo vive apenas em algumas ilhas da Indonésia: Komodo (daí o nome), Rinca, Gili Motang e Flores. Ele não tem inimigos naturais e, portanto, ocupa uma espécie de “nicho” ecológico nas ilhas. Ele é o maior predador em seu habitat.

Prove Com a Língua

A maioria dos lagartos é onívora, mas o dragão de Komodo se alimenta exclusivamente de carne. Ele coloca a língua comprida no ar para cheirar sua presa. Mesmo a 9,5 km, o dragão de Komodo já pode “prová-lo”.
Veneno ou bactérias? Como os dragões de Komodo matam suas presas? Acredita-se há muitos anos que, quando morde, o dragão de Komodo transfere bactérias da boca e a presa morre devido a uma infecção progressiva. No entanto, foi cientificamente comprovado que os dragões de Komodo têm glândulas de veneno através das proteínas tóxicas (= proteínas) que entram na ferida da presa.

O veneno inibe a coagulação do sangue e também reduz a pressão sanguínea, resultando em grande perda de sangue, convulsões, choque e perda de consciência.

Alimentação

Seja suínos, veados, búfalos selvagens, cobras ou peixes – o lema do dragão de Komodo é: o principal é algo decente na mesa.

Se o solitário está com fome, ele se esconde em uma trilha e espera até que algo comestível passe. Então ele ataca com suas longas garras e dentes curtos, mas afiados. Se a presa foge após uma mordida, ele corre atrás dela bastante relaxada. Porque uma vez que ele morde, não há escapatória.

A picada contém veneno mortal e, portanto, é apenas uma questão de tempo até que o animal pare e morra. O dragão Komodo pode suportar até 80% do seu peso corporal em uma única refeição.

Dragão-de-komodo Comendo
Dragão-de-komodo Comendo

Sem Vida Agitada

Depois de acordar, o dragão de Komodo geralmente se deleita um pouco, procura o café da manhã e depois tira outra soneca agradável à sombra. Somente no final da tarde ele se esforça para dar outra mordida. Depois disso, é claro, volta para a cama. Enquanto os animais adultos têm pouco a temer, a vida não é tão fácil para um jovem dragão de Komodo. Depois de deixar o ninho, ele deve rapidamente se afastar de seus próprios pais, porque eles às vezes comem seus filhos! Cerca de quatro vezes mais dragões machos de Komodo do que fêmeas vivem em estado selvagem. Possui cerca de 60 presas curtas e afiadas de até 5 cm de comprimento. Em sua vida, quatro ou cinco frases crescem com isso. Vivem 40 anos, em cativeiro apenas 9 anos.

Curiosidade

O dragão de Komodo pode ver a 300 m de distância. Mas no escuro ele está preso: ele vê quase nada e, portanto, se retira para dormir à noite. O dragão de Komodo, cientificamente Varanus komodoensis, é o maior lagarto do mundo. Os animais vivem apenas nas cinco ilhas da Indonésia Oriental, Komodo, Rinca, Gili Dasami, Gili Motang e Flores.

Tamanho e Peso do Lagarto Gigante

Casal de Dragão-de-komodo
Casal de Dragão-de-komodo

Os animais adultos da ilha de Komodo crescem até três metros de comprimento e geralmente pesam cerca de 80 kg. Devido ao seu peso, os dragões adultos de Komodo são pesados ​​demais para subir em árvores. Em vez disso, passam horas na penumbra no chão. E ai, alguém perturba sua soneca da tarde! Suas espécies específicas nas outras quatro ilhas são muito menores, porque há menos cervos e javalis vivendo lá e os lagartos raramente fazem “presa gorda”. O dragão de Komodo tem até três metros de comprimento. Os maiores lagartos do mundo ocorrem apenas em cinco ilhas da Indonésia Oriental.

Comida

Enquanto os jovens estão constantemente com fome e caçando insetos, cobras e pequenos roedores, os antigos raramente comem. Um dragão Komodo adulto pode polir um javali de 30 kg em apenas 17 minutos. Depois disso, os lagartos são quase duas vezes mais pesados ​​- e bem cheios pelas próximas duas semanas. Se a presa for grande o suficiente, o dragão Komodo adulto até o compartilhará – mas apenas se todos seguirem a ordem de prioridade: os animais mais velhos comem primeiro. Quem desafia isso, perde um com a cauda escamosa ou sente os cerca de 60 dentes afiados do oponente. O jovem dragão Komodo assiste a cena da alimentação nos primeiros anos apenas das copas das árvores. Porque eles sabem: De vez em quando os idosos agarram um deles como um prato suculento. A partir dos cinco anos, os lagartos replantam cervos de juba, búfalos, macacos e javalis. Os dragões de Komodo, no entanto, também correm em carniça a qualquer momento. Apenas cerca de 2.500 dragões de Komodo vivem nas ilhas do Parque Nacional de Komodo, que pertencem à Indonésia e ficam no Oceano Índico. Somente por volta dos nove anos de idade o dragão de Komodo está totalmente crescido e maduro. Então eles se tornam cada vez mais parecidos com os antigos – e bem realistas. Eles deixam as copas das árvores para se sentirem confortáveis ​​no chão arenoso. Quando a estação de acasalamento começa em maio, eles lutam pela primeira vez pelas poucas fêmeas.

Os oponentes ficam de pé nas patas traseiras, apoiando-se nas caudas e tentando derrubar os rivais com as pernas dianteiras. Pontos fortes: Durante a época de acasalamento, de maio a agosto, os machos competem em brigas. Eles se apoiam nas patas traseiras, sustentam-se com o rabo e tentam derrubar o oponente com as patas dianteiras. Semanas após o acasalamento, as fêmeas depositam cerca de 20 ovos em uma caverna terrestre ou no ninho de um pássaro abandonado. Oito meses depois, os pequenos dragões de Komodo puxam suas cabeças para fora das conchas, escorregam e imediatamente fogem para a próxima árvore. Os dragões de Komodo recém-nascidos têm apenas 40 centímetros de comprimento e pesam 100 gramas tanto quanto uma barra de chocolate. Os primeiros anos de vida passam os jovens nas poderosas copas das árvores. Eles usam um vestido em escala verde, costas e focinho adornam manchas em amarelo ou laranja.

  • Você sabia? A fim de se protegerem de objetos vorazes, os jovens também se afundam nas fezes ou no conteúdo estomacal de presas mortas. O fedor parece impedir monitores maiores.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *