O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma raça curiosa em diversos aspectos.
A seguir, você conhece um pouco mais sobre esses cães, como a sua alimentação e outras características!
A alimentação dos cachorros desta raça deve seguir um padrão, já que o Dachshund um cão de pequeno porte. A alimentação pode mudar de acordo com alguma necessidade especial ou a idade.
As inúmeras opções de rações dispostas no mercado podem dificultar a escolha do alimento correto para o seu cachorro. Cada fase deve ter seu alimento ideal, sendo assim na infância, para cães adultos e idosos. Esta é a forma correta de alimentar o Salsicha.
Por ter pernas curtas, a raça precisa ter os músculos e os ossos mais fortificados, por isso rações que possuem ingredientes que estimulam o fortalecimento da musculatura e dos ossos é uma boa escolha.
Caso o cão esteja com sobrepeso, rações específicas para controle de peso são indicadas. Para o Dachshund a obesidade pode ser um problema. Apesar de ser um problema para todas as raças caninas, o Salsichinha acima do peso pode sofrer problemas maiores, como na coluna, por exemplo.
Alimentação especial deve ser indicada pelo médico veterinário. Boa intenção pode prejudicar a saúde do cão, por exemplo, caso o dono ache que o animal precisa de doses extras de nutrientes, sendo que não precisa. A alimentação natural também deve ser indicada pelo profissional.
Alimentos Que o Dachshund Pode Consumir
A dieta do Dachshund pode ser complementada com alimentos naturais, sempre com o aval de um médico veterinário. Veja:
- Banana
- Maçã
- Pera
- Pêssego
- Melão
- Melancia (com moderação)
- Manga
- Kiwi
- Laranja
- Morango
- Mirtilo/Blueberry
- Goiaba (sem as sementes)
- Peito de frango
- Miúdos de frango
- Água de coco
- Caqui
- Alguns cereais, como aveia (sem açúcar)
- 1 colher de sobremesa de mel ao dia
- Espinafre cozido
Alimentos Proibidos Para o Dachshund e Outros Cães
- Abacate
- Uvas
- Uvas passas
- Café
- Massas
- Ervilhas
- Feijão
- Açúcar em Geral
- Condimentados
Temperamento do Dachshund
O Dachshund sempre busca aventuras, é corajoso e curioso. Ele costuma enterrar após caçar e seguir pistas com seu faro! Adora participar das atividades familiares, apesar de ser independente. Normalmente se dão bem com as crianças da família. Alguns exemplares da raça podem latir. Sua variedade de pêlo é menos parecida com o terrier e pode ser mais quieta.
Enquanto os “miniaturas” são mais tímidos, os de pelos curtos são bem ativos.
A Saúde do Dachshund
- Principais Preocupações: doença do disco intervertebral
- Preocupações Menores: olho seco
- Vistos Ocasionalmente: diabete, epilepsia, luxação da patela, surdez e torção gástrica
- Exames sugeridos: olhos
- Expectativa de vida: 12-14 anos
Observações: Muitos Dachshunds tendem ao sobrepeso, sendo a obesidade um grande problema para a raça e que pode causar doença do disco intervertebral.
Origem e História da Raça
No século 16, quando foram feitas referências a um cachorro “baixo de pernas tortas”, chamado de cão texugo, cão escavador ou Dacksel, foi quando houve a primeira evidência dos Salsichas. O nome atual (Dachshund) significa em alemão simples cão texugo (dachs hund).
Por serem determinados, perseguem suas presas até suas tocas para conseguir a caça. Existem três variedades de pêlos e em dois tamanhos. Os originais, que surgiram do cruzamento do bracke, um pointer miniatura francês, com o Pinscher, um matador de vermes do tipo terrier, tinham o pelo liso.
Foi possível identificar cães dessa raça com pêlos mais longos através de xilogravuras do século 16. Há possibilidade de que esse grupo com o pêlo liso tenha cruzado com Spaniels e com o Stober Hund alemão (cão de caça) para produzir essa outra variedade com pêlos mais longos.
Em 1797 foram mencionados Dachshunds de pêlo duro, porém estes não foram corretamente selecionados. No final do século 19, com os cruzamentos entre o Dachshund de pelo liso e o Pinscher Alemão de pêlo curto e com o Dandie Dinmont Terrier, foram gerados os mais modernos.
Todos eram cães fortes e resistentes, que podiam caçar pequenos mamíferos como raposas e texugos, cada um se adequava em diferente condições climáticas.
Dachshunds eram usados para caçar coelhos e outros animais pequenos até 1900. Alguns foram produzidos intencionalmente com cruzamentos de Toy Terriers ou Pinschers apesar de serem naturalmente pequenos. Porém, dessa cruza, a maioria não era o esperado Salsicha. Cada tipo de pelo foi cruzado com diferentes raças para alcançar os melhores resultados em um critério rigoroso em 1910. Os de pêlo curto foram criados com o Schnauzer miniatura, os lisos foram criados com os Pinscher Miniatura e os longos com o Papillon.
Crescendo em popularidade até se tornar um dos cães mais populares da América, o Dachshund encontrou seu verdadeiro lugar como animal de estimação.
Algumas Curiosidades Sobre o Dachshund
1 – Foi uma raça muito perseguida na Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Como o cão tem relação com a Alemanha, ingleses e norte-americanos o consideravam “inimigos”. Até campanha para acabar com a raça existiu…
2 – Embora a origem da raça foi abordada anteriormente, ela é incerta. Alguns pesquisadores consideram que a raça é egípcia, enquanto outros acreditam ser um cão de origem alemã.
3 – O nome Dachshund “texugo”, como fora mencionado tem relação com o controle dos texugos – já que a raça conseguia adentrar nas tocas destes animais para caçá-los.
4 – O Dachshund é classificado de acordo com a sua pelagem. São três tipos:
- Dachshunds de pelo curto.
- Dachshunds de pelo longo.
- Dachshunds de pelo duro.
Já em relação às cores, eles podem apresentar pelagem: única (com cor caramelo ou preta) ou duas cores, em geral, preto e branco.
5 – É um cão que costuma se dar bem com outros cachorros e até outros animais, como gatos. Mas a socialização deve ser feita desde cedo.
6 – Os Dachshunds não gostam de ficar só. Assim, é sempre bom ter outro animal, caso o dono passe muito tempo longe de casa.
7 – O Dachshund é uma raça considerável muito saudável, apesar de ter problemas de saúde (como todas as outras raças). Ainda, tem vida longa!
8 – O Salsicha foi o primeiro de uma olimpíada. Foi o Waldi, um dachshund usados nos Jogos de Verão de 1972, realizado na Alemanha, em em Munique.