Os babuínos são animais onívoros, o que significa que comem materiais vegetais e animais. A maior parte de sua dieta inclui frutas, sementes, bulbos, rizomas, as grossas bases de caules e invertebrados. Eles são extremamente engenhosos e comem quase tudo, exceto carne podre. Eles até caçam.
Babuínos capturam pequenos mamíferos e pássaros oportunisticamente, incluindo coelhos, pássaros como gansos egípcios e pequenos cordeiros antílopes. Geralmente são os machos mais dominantes que caçam e comem carne.
Os babuínos têm mãos hábeis com polegares oponíveis. Estes são usados para manipular várias substâncias alimentares enquanto forrageiam e alimentam. Isso pode assumir a forma de descascar a casca de frutas ou derrubar pedras em busca de escorpiões, insetos ou lesmas.
Os dedos são pregados para ajudar na escavação. Eles desenterram pedaços de grama que sacudem sem sujeira solta antes de comer ou podem pacientemente cavar para desenterrar uma lâmpada suculenta até 30 cm abaixo do solo duro.
No interior da boca de um babuíno existem bolsas de bochechas com capacidade para armazenar tanta comida quanto o estômago. Este é um dispositivo de seguro que permite que babuínos encham a boca cheia de comida em locais com recursos.
Caso precisem evacuar a área devido ao perigo, eles podem mastigar e engolir os alimentos mais tarde, subindo em segurança em uma árvore ou em outro lugar fora de perigo.
Um Pouco Mais Sobre Estes Animais
Sabe-se que os babuínos se associam a muitos outros herbívoros. A Impala se beneficia de estar perto de babuínos, pois eles respondem mutuamente às chamadas de alarme do outro. A Impala, assim como o kudu, o bushbuck (um antílope) e a civeta, recolhem restos de frutas ou brotos que os babuínos batem ou caem das árvores.
Babuínos são um dos poucos animais com a destreza de cavar água. Nesse sentido, eles desempenham um papel ecológico útil, abrindo poços nos leitos dos rios e nas linhas de drenagem que podem ser acessados posteriormente por outros animais como o antílope, especialmente durante os períodos secos do ano.
Outro animal que faz isso é o elefante. Babuínos são muito dependentes da água e precisam beber diariamente.
Babuínos não se intimidam com búfalos e elefantes em uma área. Esses grandes herbívoros atropelam áreas e abrem áreas de alimentação para os primatas menores. Babuínos também vasculham esterco de elefante para extrair deliciosos pedaços de frutas ou sementes que passaram sem serem digeridas pelo intestino dos elefantes.
Existem cinco espécies diferentes de babuínos. Todos eles vivem na África ou na Arábia. Os babuínos são alguns dos maiores macacos do mundo, e os machos de diferentes espécies têm em média de 15 a 40 quilos. Os corpos dos babuínos têm entre 50 e 100 centímetros de comprimento, sem incluir caudas substanciais de comprimentos variados.
Babuínos geralmente preferem savanas e outros habitats semiáridos, embora alguns vivam em florestas tropicais.
Como outros macacos do Velho Mundo, os babuínos não têm caudas preênseis. Mas eles podem e escalam árvores para dormir, comer ou procurar problemas. Eles passam grande parte do tempo no chão.
Alimentação do Babuíno: O Que Eles Comem?
Babuínos são comedores oportunistas e, gostam de colheitas, tornam-se pragas destrutivas para muitos agricultores africanos. Eles comem frutas, gramíneas, sementes, cascas e raízes, mas também gostam de carne. Eles comem pássaros, roedores e até os filhotes de mamíferos maiores, como antílopes e ovelhas.
População
Quatro espécies de babuínos (ou seja, chacma, azeitona, amarelo e Guiné) são conhecidas como babuínos da savana. Esses animais formam grandes tropas, compostas por dezenas ou mesmo centenas de babuínos, governadas por uma hierarquia complexa que fascina os cientistas. Os machos usam demonstrações de poder físico para dominar os rivais, e os membros das tropas passam inúmeras horas cuidando um do outro com cuidado para remover insetos e pele morta.
Uma quinta espécie, o babuíno hamadryas, vive nas colinas ao longo das costas da África e da Arábia no Mar Vermelho. Esses babuínos que vivem em penhascos dispersam-se na forragem durante o dia e se reúnem em grupos muito menores à noite.
Babuínos são alguns dos mais identificáveis do mundo dos macacos. Eles têm tufos de cabelo em ambos os lados do rosto e fundos grandes e sem pelos que podem ficar vermelhos. Esses macacos do velho mundo também não têm caudas preênseis como alguns outros macacos, o que significa que eles não usam o rabo como uma mão.
Tamanho
Os babuínos são os maiores macacos do mundo, de acordo com a National Geographic. Da cabeça para baixo, os babuínos crescem de 60 a 86 cm e suas caudas adicionam 41 a 58 cm adicionais ao comprimento. Eles pesam tanto quanto uma criança humana: 22 a 37 kg.
Habitat
Babuínos são encontrados apenas em uma área muito específica do mundo: África e Arábia. Quatro espécies, a chacma, a azeitona, a amarela e a Guiné, vivem nas savanas. Outros vivem em habitats semiáridos, embora alguns babuínos às vezes possam ser encontrados em florestas tropicais. O babuíno Hamadryas vive nas colinas ao longo do Mar Vermelho.
Ao contrário de outros macacos, os babuínos ficam no chão a maior parte do tempo. Eles dormem, comem ou vigiam as árvores.
Hábitos Comportamentais
Babuínos são criaturas muito sociais. Grupos de babuínos são chamados de tropas, e uma tropa pode conter dezenas a centenas de membros. As maiores tropas têm até 300 membros, de acordo com a Federação Africana da Vida Selvagem. As tropas cuidam, dormem e se protegem.
Jovens babuínos da tropa também brincam juntos. Os jogos incluem luta livre, balançando em trepadeiras e perseguição.
Um homem dominante geralmente comanda a tropa. Os machos são geralmente classificados em posição dominante por idade e tamanho, enquanto as fêmeas são geralmente classificadas por ordem de nascimento.
Como onívoros, os babuínos comem uma grande variedade de carnes e plantas. Os alimentos típicos da dieta de um babuíno incluem gramíneas, frutas, sementes, raízes, cascas, roedores, pássaros e filhotes de antílopes, ovelhas e outros mamíferos. Eles até comem outros macacos. Às vezes, os babuínos fazem pragas de si mesmos comendo colheitas nas proximidades de suas casas.
Referências
Babuínos, do site Ninha;
O que os babuínos comem?, Do site South Africa;
Babuínos, do site National Geographic.