Home / Animais / Alimentação das Aranhas: O Que Elas Comem?

Alimentação das Aranhas: O Que Elas Comem?

Segundo um novo estudo, a Terra abriga cerca de 25 milhões de toneladas de aranhas que consumiriam entre 440 e 880 milhões de toneladas de insetos a cada ano. Isso é mais do que a quantidade de carne e peixe consumida anualmente pelos humanos.

As aranhas não têm uma reputação muito boa. Se alguns são perturbados por sua presença, outros ficam aterrorizados apenas ao ver uma extremidade de suas pernas. Uma fobia que infelizmente leva frequentemente à morte da criatura. No entanto, as aranhas desempenham um papel vital nos ecossistemas.

Alimentação das Aranhas: O Que Elas Comem?

As aranhas são uma ordem particularmente abundante de artrópodes. Até o momento, existem cerca de 47.000 espécies conhecidas e presentes em uma grande variedade de habitats: de desertos a pastagens, florestas e tundra ártica. Pesquisadores estimam que as aranhas têm uma densidade média de 131 indivíduos por metro quadrado no globo.

Em alguns lugares, pode atingir até 1.000 pessoas na mesma superfície. Com pouquíssimas exceções, essas criaturas são carnívoras. Mas é difícil avaliar diretamente seu potencial como predadores, porque eles costumam caçar à noite ou em esquinas difíceis de observar.

Insetos e colêmbolos (pequenos artrópodes) são a maioria que compõem o cardápio de aranhas. Mas algumas espécies maiores também se alimentam de outras aranhas, vermes e pequenos vertebrados, como pássaros, morcegos ou às vezes cobras.

O Quanto Elas Comem?

Usando dois métodos diferentes, os especialistas avaliaram a quantidade consumida por esses 25 milhões de toneladas de aranhas. No final, eles resultaram em um consumo anual entre 400 e 800 milhões de toneladas de insetos. Em outras palavras, esses artrópodes são predadores vorazes!

Para comparação, os humanos comem cerca de 400 milhões de toneladas de carne e peixe por ano. Segundo os autores do estudo, o consumo de aranhas é semelhante ao de todas as espécies de cetáceos do planeta, estimadas entre 280 e 500 milhões de toneladas.

Em contraste, o consumo anual de alimentos de todas as aves marinhas é estimado em 70 milhões de toneladas. Embora seus resultados sejam apenas estimativas em vez de números exatos, eles mostram que há apenas um grupo de artrópodes capazes de competir em massa com aranhas: formigas que não são essencialmente carnívoras.

Um Método De Alimentação Da Aranha

Para estudar adequadamente a alimentação da aranha é necessário diferenciar as necessidades específicas de acordo com a idade, a espécie ou o sexo do animal. Algumas espécies são capazes de se encontrar por várias semanas ou meses, como as tegenárias.

Outro exemplo é que as fêmeas recentemente fertilizadas estão particularmente famintas por causa das exigências nutricionais da desova. Por outro lado, os machos, principalmente dedicados a procurar um parceiro, não se alimentam mais, têm uma vida mais curta que as fêmeas.

Vamos tomar como assunto principal uma aranha adulta alimentando-se de insetos e que usa teia como artifício (nem todas as espécies de aranha, usam teias pra conseguir presas). Para capturar sua presa, um aracnídeo de teia terá que tecê-la em lugares estratégicos. A aranha é uma especialista nesse campo, já que gastará toda a sua vida tecendo. Com cada uma de suas novas telas, a aranha deve levar em conta o espaço, os pontos de fixação e seu estoque de seda disponível.

Aranha Adulta Comendo Um Inseto
Aranha Adulta Comendo Um Inseto

Para ter certeza de que sua presa não pode escapar dos fios da teia, ela geralmente é pegajosa e o predador tem o cuidado de andar apenas no quadro não-pegajoso de sua armadilha. Além disso, as pernas da aranha são cobertas com uma substância oleosa para não prender a si mesma.

Quando um inseto se emaranha em sua armadilha, o feitiço ainda conectado a sua teia pelo fio de alarme sente que o último vibra. Ela vai, depois de ter localizado o local exato onde a presa está lutando, mordê-lo e anestesiá-lo graças ao seu veneno. É então que a espada vai virar as costas para a vítima e agarrá-la pelas patas traseiras, fazendo-a girar sobre si mesma. Ao mesmo tempo, alimenta-se do inseto de uma seda muito compacta em grandes fitas transformando-o em um casulo … (se um corpo inerte como um galho ou uma folha pousar em sua tela, ela imediatamente o rejeita fora).

Em geral, diz-se que as aranhas são predadoras e carnívoras mas é interessante quando acontece que a quantidade de presa capturada (notação para espécimes mais jovens), não é suficiente para o crescimento e fabricação das suas teias, ela deve preencher essa “falta” de comida. E para isso, a aranha vai comer sua própria teia no final do dia, porque mesmo que não tenha pegado insetos, o fio está coberto de pó de pólen, rico em proteína vegetal.

A Importância Da Teia Qual Armadilha E Alimentação

A composição do fio de teia de aranha, de fato, trata-se de uma produção cujo segmento requer certos aminoácidos que vêm do alimento absorvido pelo aracnídeo. Nas glândulas, a seda é a princípio líquida, mas solidifica em fibrilas um fígado liberado pelas fúsulas graças à ação de íons espalhados como hidrogênio, sódio e principalmente potássio.

As diferentes cerdas pela sua constituição, ou seja, as propriedades do fio (resistência, elasticidade, adesividade, etc …) dependem do número e proporção de diferentes fibras de seda, secretadas pelas glândulas específicas. De fato, o fio de seda é produzido por essas glândulas séricas através de pequenas protuberâncias articuladas (matrizes) que estão localizadas no lado ventral da aranha e freqüentemente em número de seis.

O fio de seda é formado por entrelaçamento de um grande número de fibrilas elementares, com 0,05 mícrons de diâmetro cada. Grandes proteínas são os diferentes tipos de seda chamados fibroína e estas moléculas grandes são elas próprias compostas de proteínas menores: queratina (proteína presente nos nossos cabelos, pele, unhas …). No nível molecular, a queratina consiste em um grupo de aminoácidos que se dobram como um acordeão. Os principais aminoácidos da queratina são glicina e alanina.

Dependendo do estado da seda, seja líquido dentro das glândulas séricas ou sólido na saída dos enchimentos, o peso molecular da fibroína da aranha aumenta dramaticamente. Assim, as aranhas dentro de seus abdomens têm um mecanismo semelhante a “pequenas fábricas reais” e armazenamento de fios líquidos, além de um eficiente sistema de reciclagem.

De fato, antes de reconstruir outra armadilha, a aranha engole os fios de sua antiga teia (que reconstrói a cada manhã) e recupera os aminoácidos e carboidratos que compõem a seda: assim, de acordo com experimentos com marcadores radioativos, 80 a 90% dos materiais são reciclados em meia hora.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *