Home / Animais / Alimentação Da Tartaruga: O Que Elas Comem?

Alimentação Da Tartaruga: O Que Elas Comem?

Animais muito antigos, as tartarugas existem desde a época dos dinossauros. Acredita-se que elas surgiram a aproximadamente 300 milhões de anos e existem até hoje devido a seu casco, que a ajuda a se proteger dos inimigos e ainda serve de abrigo.

Apesar de não ser um animal de estimação tão comum, a tartaruga combina muito bem com ambientes calmos e que não se possa ter outros animais, como gatos e cachorros. Sua alimentação deve oferecer todos os nutrientes necessários, para que ela possa se desenvolver com saúde. A seguir, apresentamos tudo sobre a tartaruga e o que elas comem. Acompanhe.

Características Da Tartaruga

A tartaruga é um réptil, que pertence à família Cheloniidae e é classificada como quelônios ou testudines. Esses animais estão presentes no mundo todo, vivendo em rios e lagos, no oceano e na terra. Existem espécies que vivem nas florestas e também no deserto.

As tartarugas que vivem em pântanos e na água doce, são chamadas de cágados, as terrestres são chamadas de jabuti. Já as tartarugas que vivem no mar, são chamadas de tartarugas marinhas. Existem tartarugas de diversos tamanhos, que vão de 10 centímetros até 2 metros de comprimento. O peso também varia, indo de algumas gramas até 680 quilos, como é o caso da tartaruga do atlântico.

Todas as espécies são quadrúpedes e possuem pernas bem fortes e pés pequenos com dedos e garras. As tartarugas marinhas, por sua vez, possuem nadadeiras no lugar das pernas da frente. O corpo da tartaruga é coberto por um casco, que é feito de osso e protege o animal de predadores e inimigos, pois ele consegue esconder suas pernas, sua cabeça e sua cauda dentro do casco. Porém, há uma espécie que não consegue fazer isso, que é a tartaruga mordedora, que se protegem com uma mordida forte.

Apesar de seu casco lhe proteger e servir de abrigo, ele é muito pesado, o que faz com que esse animal seja bastante conhecido por andar lentamente. Além disso, possuem hábitos diurnos. As tartarugas vivem em bandos e passam a maior parte do tempo buscando alimentos, especialmente os que são de cor amarela e vermelha. Esse animal não possui dentes, apenas uma placa óssea que, ao comer, funciona como uma lâmina.

Tartarugas Marinhas E Terrestres

Assim como todos os répteis, a tartaruga possui sangue frio e a temperatura do seu corpo depende da temperatura da água ou do ar. Todas as espécies respiram ar, inclusive as que vivem na água.

As tartarugas terrestres são chamadas de Jabuti. Elas atingem até 70 centímetros e vivem nas matas, habitando desde a Amazônia até o Espirito Santo, aqui no Brasil. Seu corpo é protegido pela carapaça e também pelo plastrão, na parte inferior. São animais que precisam de bastante espaço e ainda podem ser criadas dentro de casa.

Quanto as tartarugas marinhas, elas vivem nas águas quentes dos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e no Mar Mediterrâneo. Atingem até 36 km/h na água, porém na terra são bem lentas e desajeitadas. Essa espécie é considerada o réptil que mais nada melhor em longas viagens atrás de comida ou ainda de locais para pôr seus ovos.

Uma característica da tartaruga marinha é que elas passam toda a vida no mar. Apenas as fêmeas vão a terra, nas praias, quando vão desovar, o que acontece sempre a noite.

Reprodução

Filhote de Tartaruga na Mão de uma Pessoa
Filhote de Tartaruga na Mão de uma Pessoa

As tartarugas são ovíparas, ou seja, põe ovos. Todos são postos na terra, onde a fêmea cava um buraco, põe os ovos dentro e cobre-os com a terra. Isso acontece porque seus ovos são moles e tem uma casca bem maleável. Então, o fato de cobri-los é também uma forma de proteção.

A fêmea põe entre 50 e 200 ovos que levam entre um e três meses para se desenvolver. De acordo com alguns estudos, o sexo do filhote é definido de acordo com a temperatura do ninho, onde temperaturas mais frias favorecem o nascimento de machos e temperaturas mais quentes, fêmeas.

Os filhotes nascem com cerca de 5 gramas, e no caso das tartarugas marinhas, já ao nascerem correm para o mar, a fim de escapar dos predadores. Nessa “corrida”, apenas os mais sortudos sobrevivem.

As tartarugas são uns dos animais que mais vivem, atingindo 100 anos de idade facilmente.

O Que as Tartarugas Comem?

As tartarugas são animais onívoros, ou seja, podem consumir alimentos de diferentes classes. assim como nós, elas precisam de carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas para manter o funcionamento do corpo. Além disso, a espécie precisa ter uma alimentação balanceada para seu bem-estar.

Como são onívoras, elas podem comer carnes, frutas, legumes e verduras. Além disso, precisam tomar água a vontade. As tartarugas marinhas, no seu habitat natural, comem algas, moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Se criadas como animal doméstico, também podem ser incluídos frutas e verduras na sua alimentação.

Já as tartarugas terrestres se alimentam de minhocas e pequenos insetos, além dos vegetais. Quando criadas em casa, podem ser inclusos na alimentação ervas, frutas, flores, pequenos pedaços de carne e também algumas rações que são comercializadas e indicadas para esse animal.

Nunca deve ser dado comida cozida ou industrializada para tartarugas, pois isso pode causar graves problemas digestivos no animal. Além disso, é preferível optar por alimentos livre de agrotóxicos, evitando, assim, possíveis intoxicações no animal.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *