Home / Animais / Alimentação da Jiboia: O Que Elas Comem?

Alimentação da Jiboia: O Que Elas Comem?

Como outras cobras, as jiboias são carnívoras . Isso significa que eles precisam comer animais inteiros para sobreviver e serem saudáveis. Por não terem pernas para ajudá-los a capturar e incapacitar a presa, eles usam seu corpo longo e musculoso – um processo chamado constrição.  Ao contrário da crença popular, quando as jiboias contraem suas presas, o animal sofre muito pouco porque desmaia em segundos.

Metabolismo

As jiboias raramente comem de maneira consistente na natureza, e elas evoluíram metabolismos muito lentos para ajudá-los a sobreviver a isso. Dito isto, há uma diferença entre “sobreviver” e “prosperar”, e o acesso consistente e confiável à presa e nutrição supervisionada é importante para ajudar as jiboias a prosperar em cativeiro.

As jiboias normalmente atingem um tamanho grande.  Apesar de seu tamanho, as jiboias são dóceis e noturnas, tornando-as uma boa escolha para iniciantes e experientes proprietários de cobras. Um dos problemas mais comuns com os quais os novos proprietários lutam é a alimentação.

Como Alimentar Jiboias em Cativeiro

Na natureza, jiboias comem uma variedade de pequenos animais. Sua comida preferida são os morcegos, mas eles também consomem lagartos, pássaros, ratos e esquilos.  Em cativeiro, jiboias são tipicamente alimentadas com roedores, embora o Zoológico Nacional suplemente as dietas de suas jiboias.

As jiboias na natureza matam seus alimentos ao se contorcerem, mas alimentar animais vivos com cobras em cativeiro é controverso. Se sua jiboias não matar uma presa animal  imediatamente, sua presa poderá revidar e ferir a cobra. Além disso, alguns proprietários de cobras acham que uma matança rápida e limpa é mais humana. A recomendação é sua jiboias alimentar-se  apenas de roedores congelados que foram descongelados à temperatura ambiente. Esses roedores estão prontamente disponíveis por correio e em lojas de suprimentos de répteis.

Jiboia no Cativeiro
Jiboia no Cativeiro

Frequência Alimentar

A recomendação é alimentar jiboias juvenis uma vez por semana e adultos uma vez a cada 10 a 14 dias. As jiboias não comem se não tiverem fome, principalmente durante a troca de pele (derramamento) ou a doença. Ficar sem se alimentar ocasionalmente é normal, mas os proprietários de  jiboias devem  leva-la a um veterinário caso não coma há mais de duas semanas.

A quantidade e o tamanho da comida deve ser proporcional ao tamanho da cobra. Escolha um roedor com aproximadamente a mesma circunferência da cobra. Filhotes de jiboias geralmente começam com camundongos pequeno que ainda não têm pelo, enquanto adultos adultos geralmente comem ratos grandes. Alimente apenas um item de presa em cada alimentação.

Jiboia se Alimentando de um Pássaro
Jiboia se Alimentando de um Pássaro

Um tamanho “apropriado” significa que o roedor tem aproximadamente a mesma largura que a parte mais grossa da cobra. A parte mais grossa da jiboias fica no meio do corpo. Então, quando você compara o diâmetro do mouse ou rato com o diâmetro do corpo da cobra, eles devem ter tamanho semelhante. Você não precisa tirar uma fita métrica para esse processo. É apenas uma orientação geral. Se o roedor for ligeiramente maior que a área do meio do corpo da jiboias , a cobra deve se sair bem com a refeição. Mas se o rato ou o rato for muito maior que a cobra, você provavelmente terá uma situação em que a jiboias regurgita a refeição.

Preparando a Alimentação

Descongele os roedores congelados em uma bolsa com zíper submersa em água morna, mas não quente, por 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho do roedor. Use um par de pinças para apresentar a presa à cobra. Nunca alimente manualmente a jiboias , pois sua cobra pode aprender a associar as mãos à comida, causando ferimentos.Para jiboias maiores, você pode precisar oferecer dois ratos a cada alimentação. Ou você pode ter que alimentar a cobra com coelhos pequenos e médios. Esse é geralmente o caso das jiboias de cauda vermelha maiores, bem como do jiboias “comum” ocasional que se torna muito grande.

Cuidados no Manuseio

Não manuseie uma cobra que tenha comido recentemente. As jiboias precisam de pelo menos 48 horas para digerir adequadamente uma refeição. Forneça um local escuro e protegido na gaiola para que a cobra se enrole fora de vista e deixe-a em paz. Você pode executar a manutenção mínima da gaiola, se necessário, mas realizar as principais tarefas em outro momento.

Alimentação Adequada ao Desenvolvimento

Dependendo da idade da cobra, você pode alimentá-la de uma vez por semana a duas vezes por mês. As jiboias crescem a uma taxa mais rápida que os adultos, por isso precisam de refeições mais frequentes.

As jiboias crescem mais rapidamente durante os três primeiros anos de vida. Depois disso, a taxa de crescimento diminuirá consideravelmente. Nos últimos anos, você pode alimentar sua jiboias com uma refeição de tamanho adequado a cada 10 a 15 dias. Esse tipo de horário de alimentação garantirá que sua cobra receba a nutrição adequada, evitando a obesidade ao mesmo tempo.

Jiboia Comendo um Porquinho da Índia
Jiboia Comendo um Porquinho da Índia

Obesidade

As jiboias que são superalimentadas podem se tornar obesas, assim como os humanos. Há uma alta probabilidade desse problema entre os detentores que insistem em “alimentar com força” seus jiboias . Quando você combina uma programação de alimentação excessivamente zelosa com a falta de atividade inerente a um ambiente em cativeiro, geralmente acaba com uma cobra obesa. Isso pode criar todos os tipos de problemas de saúde e também pode reduzir a vida útil da jiboias .

Alimentação da Jiboia: O Que Elas Comem?

O tamanho da presa é obviamente importante, mas a frequência da alimentação é igualmente importante. Você precisa dar à sua jiboias tempo suficiente para digerir adequadamente cada refeição antes de tentar alimentá-la novamente. Uma bos dica é  esperar até que sua cobra defeque a última refeição antes de oferecer outra. Uma vez que a cobra defeque, geralmente espera-se mais dois ou três dias antes de oferecer outra refeição. Isso funciona com um horário de alimentação de uma refeição a cada 7 a 12 dias. Mas, novamente, você pode diminuir a frequência à medida que a jiboia amadurece.

Embora as jiboias sejam carnívoros, elas ainda exigem variedade em sua dieta para obter todo o espectro de vitaminas e minerais que seu corpo precisa para se manter saudável. Afinal, não é como se eles só comem ratos na natureza. As jiboias selvagens são comedores muito oportunistas, e as jiboias em cativeiro são bem conhecidas por comer praticamente qualquer coisa que você ofereça como refeição.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *