Animais existem aos milhares ao redor do mundo, incluindo animais que são maltratados e traficados. Freqüentemente, eles são libertados no mercado negro pela alfândega ou de outro cativeiro (por exemplo, residências particulares, zoológicos, circos etc.) Infelizmente, a maioria dos animais está em condições de risco de vida e absolutamente assustadoras. A seguir, alguns animais que sofrem com o comércio ilegal, incluindo a irara.
Macacos capuchinhos habitam uma grande variedade no Equador e grande parte do resto da América Latina. Eles variam consideravelmente em tamanho (3 a 9 libras) e coloração e podem viver de 45 a 55 anos em cativeiro e aproximadamente 35 anos na natureza. Eles podem ser distinguidos principalmente pela coloração creme ou bronzeada clara ao redor do rosto, pescoço e ombros, com o restante da pelagem tipicamente mais escura que outras partes do corpo. O rosto varia de branco a rosa, e a cauda é longa, coberta de pêlos e é parcialmente capaz de envolver os galhos.
Os macacos capuchinhos geralmente vivem em grandes grupos de cerca de dez a trinta e cinco indivíduos. Os grupos podem cobrir mais terreno em busca de comida e podem pular até três metros de árvore em árvore. Os capuchinhos são amplamente considerados entre os mais inteligentes, amigáveis aos humanos e mais fáceis de treinar. Eles são usados até para ajudar os quadriplégicos em suas tarefas diárias.
Infelizmente, esses macacos também se tornaram um animal de estimação popular e são frequentemente usados para entretenimento de rua, circos e outras atrações.
No Equador e em outras comunidades da América Latina, os macacos capuchinhos são frequentemente caçados por sua carne ou para serem vendidos como animais de estimação. Atualmente, existem 10 macacos capuchinhos de idades variadas em Sacha Yacu. Eles são principalmente animais de estimação e animais de circo.
Lagothrix Lagotricha
Macacos felpudos moram principalmente nos dosséis superiores das florestas tropicais maduras. Eles permanecem a uma altura de cerca de 12m (38 pés), às vezes chegando a 7m (22 pés). São animais grandes e fortes, pesando entre 3 e 10 kg. A cabeça e o corpo variam de 558 a 686 mm e a cauda pré-estéril está entre 600 e 720 mm. Macacos lanudos têm cabelos escuros curtos, grossos e densos.
As cores variam de marrom escuro, marrom esfumaçado pálido, cinza escuro, cinza pálido e marrom avermelhado. Eles têm cabeças redondas e enormes, com rostos sem pelos, músculos, corpos quase atarracados e cauda forte. Eles comem principalmente frutas maduras, complementadas por folhas, sementes e insetos.
Woollies viajam, comem e dormem em grupos de 10 a 70, às vezes sobrepondo territórios com outras famílias. As fêmeas dão à luz um recém-nascido a cada dois anos. A lactação continua por cerca de 9 a 12 meses, embora os filhotes se tornem mais independentes após o quinto mês. O macaco é muito apreciado por sua carne e à venda no comércio de animais de estimação. Devido à extrema caça desses animais, eles são extintos ou altamente ameaçados na maioria das áreas da América do Sul.
Saimiri Macrodon
Macacos-esquilo vivem nas florestas tropicais da América Central e do Sul na camada do dossel. O pêlo de macaco-esquilo é curto e rente, de cor preta nos ombros e laranja amarelado nas costas e nas extremidades. Suas gargantas e orelhas são brancas e suas bocas são negras. A parte superior da cabeça é cabeluda. Os macacos-esquilo crescem de 25 a 35 cm de comprimento, além de uma cauda de 35 a 42 cm. Macacos-esquilo pesam entre 750 e 1100 g. As fêmeas pesam 500 a 750 g.
Tanto machos quanto fêmeas são equipados com caudas longas e peludas, unhas chatas e garras pontudas. Macacos-esquilo têm pseudo-pênis, que eles usam para mostrar domínio sobre macacos menores, da mesma maneira que os macacos-esquilo mostram seu domínio. Como a maioria dos parentes de macacos do Novo Mundo, os macacos-esquilo são diurnos e arbóreos. Ao contrário de outros macacos do Novo Mundo, sua cauda não é usada para escalar, mas como uma espécie de “poste de equilíbrio” e também como uma ferramenta. Seus movimentos nos galhos podem ser muito rápidos.
Macacos-esquilo vivem juntos em grupos multi-macho / multi-fêmea com até 500 membros. Esses grandes grupos, no entanto, ocasionalmente podem dividir-se em tropas menores. Os grupos têm várias chamadas vocais, incluindo sons de aviso para proteger o grupo de grandes falcões, que são uma ameaça natural. Seu pequeno tamanho corporal também os torna suscetíveis a predadores como cobras e felinos. Para marcar território, os macacos-esquilo esfregam a cauda e a pele com a própria urina.
Macacos-esquilo são onívoros, comendo principalmente frutas e insetos. Ocasionalmente, eles também comem sementes, folhas, flores, brotos, nozes e ovos. O acasalamento do macaco esquilo está sujeito a influências sazonais. As fêmeas dão à luz jovens durante a estação chuvosa, após uma gestação de 150 a 170 dias. Somente as mães cuidam dos jovens.
Saimiri oerstedti é desmamado aos 4 meses de idade, enquanto S. boliviensis não é totalmente desmamado até os 18 meses de idade. Macacos-esquilo atingem a maturidade sexual entre 2 e 2,5 anos, enquanto os machos demoram até 3,5 a 4 anos. Eles vivem cerca de quinze anos em estado selvagem e mais de vinte anos em cativeiro. A menopausa feminina provavelmente ocorre no meio da adolescência.
Eira Barbara (Irara)
As Iraras são bastante comuns nas florestas neotropicais da América Central e do Sul, em elevações que variam de cerca de 2000 a 2400 metros (aprox. 6600 a 7900 pés). As Iraras têm uma aparência semelhante às doninhas e podem crescer até um tamanho de 60 cm, sem incluir uma cauda de 45 cm.
Sua coloração varia com a faixa geográfica, mas a maioria das iraras tem um corpo marrom escuro e uma cabeça um pouco mais pálida, como mostrado acima. Eles podem viajar sozinhos e em grupos, em copas de árvores ou no chão da selva e até em grama alta. Eles são escaladores, saltadores e nadadores experientes. As iraras têm uma dieta onívora e preferem pequenos mamíferos e carniça, além de uma grande variedade de frutas.
Potos Flavus
Esses “ursos de mel” noturnos fazem parte da mesma família que guaxinins e quatis, e são uma espécie arbórea com caudas totalmente preênsil, dedos com garras muito ágeis e flexibilidade espinhal extrema. Eles têm uma pelagem grossa de lã, cabeças e orelhas arredondadas, com olhos grandes e focinhos pequenos. Participa de sistemas sociais e de acasalamento complexos.
Seu grupo habitual é tipicamente composto por dois homens, uma mulher e uma prole. Eles têm um período de gestação e lactação incomumente longo, que dura mais de 8 meses. Da mesma forma, têm uma vida útil relativamente longa – entre 20 e 40 anos. Sua principal fonte de alimento é uma variedade de frutas. Dependendo da disponibilidade sazonal, também complementam sua dieta com insetos, flores e néctar.