Vida útil: Até 50 anos
Número de ovos postos: 1 a 4, dependendo da espécie
Período de incubação: 23 a 30 dias, dependendo da espécie
Idade de maturidade: 2 a 10 anos, dependendo da espécie
Especificações corporais
Altura: maior — arara-azul-grande, Andorhynchus hyacinthinus, 100 centímetros; menor — arara-de-peito-vermelho, Diopsittaca nobilis, 30 cm.
Peso: mais pesado — arara azul, 1,435 a 1,695 gramas; arara mais leve — arara-vermelha, 129 a 169 gramas.
Sobre
O que faz uma arara? As araras são membros de grande porte da família dos papagaios e possuem características típicas de papagaios. Seus grandes e fortes bicos curvos são projetados para esmagar nozes e sementes.
Seus dedos fortes e ágeis são usados como mãos para entender as coisas. Vozes barulhentas e guinchando ajudam a tornar sua presença conhecida em densas florestas tropicais.
Eles também são famosos por suas cores brilhantes, que parecem ousadas e evidentes para nós, mas que na verdade se misturam bem com as folhas verdes, frutas vermelhas e amarelas e sombras azuladas das casas da floresta.
Araras são construídas para voar através das árvores na floresta, com uma forma aerodinâmica e cauda e asas que não batem profundamente.
Quando chegam para pousar, largam a cauda e os pés para baixo e usam as asas como freios para desacelerar antes de agarrar um poleiro com os pés. A maioria das araras se aninha em buracos de árvores ou em bancos de terra e penhascos.
Araras são aves inteligentes e curiosas que gostam de explorar e se manter ocupadas. Eles estão muito conscientes do seu entorno, o que é necessário para vigiar os predadores.
Como pássaros sociais, eles passam muito tempo interagindo com seus companheiros e seus grupos familiares. Sabe-se que as araras usam itens como ferramentas e gostam de brincar com objetos interessantes que encontram.
Eles examinam os objetos de diferentes ângulos, movendo-os com os pés, testando-os com a língua e jogando-os ao redor. As araras também são grandes mastigadoras, algo que eles precisam fazer para manter seus bicos em boa forma.
Eles podem causar danos impressionantes até mesmo madeira muito dura com seus bicos. A maioria das espécies de araras gosta de tomar banho e brincar na água enquanto brincam.
Gritar é um apelo natural para as araras. Eles fazem isso para fazer contato uns com os outros, para definir o território e até como parte de seu jogo. Suas chamadas podem ser bastante ensurdecedoras para os humanos!
As araras também podem imitar sons, e as araras que vivem com ou perto de humanos freqüentemente repetem palavras que ouvem, praticando para si mesmas até acertarem.
Habitat e Dieta
Um dos pontos turísticos naturais mais destacados do México e da América Central e do Sul é um grande bando de araras coloridas que saem do dossel da floresta em vôo.
Araras vivem em pares, grupos familiares ou bandos de 10 a 30 anos, o que ajuda a protegê-los de predadores como grandes cobras e aves de rapina. Eles costumam acordar antes do amanhecer, arrumando suas penas e chamando um ao outro, talvez comunicando onde estão e o que planejam fazer a seguir.
Então, como um grupo, eles voam para fora das árvores para viajar até a área de alimentação do dia, muitas vezes viajando por uma grande distância até um bosque de árvores com frutas maduras.
Na verdade, as araras voam até 24 quilômetros por dia para se alimentar. Eles se banquetearão até o meio-dia, quando se acomodarem para mais festanças e “conversas”, depois forrarem mais à tarde.
Pouco antes ou depois do anoitecer, as araras se reúnem de novo para voltar ao local onde se encontram, onde chamam umas às outras para descobrir quem está onde. O arranjo sentado pode mudar de um dia para outro!
Às vezes brigas começam, mas as araras raramente se machucam fisicamente. Quando todos estão acomodados, eles se acalmam, limpam suas penas e se preparam para dormir a noite toda.
Elas podem comer uma variedade de frutos maduros e verdes, nozes e sementes, flores, folhas e caules de plantas e fontes de proteínas como insetos e caracóis.
Algumas espécies se especializam em comer os frutos duros e nozes das palmeiras. Um truque que eles usam para isso é forragear nos campos onde o gado vive. O gado come as nozes, que passam pelo sistema digestivo e saem pela outra extremidade com o revestimento duro da castanha removido.
Isso torna as nozes mais macias e fáceis para as araras comerem! As araras também visitam margens de rios e falésias feitas de solo argiloso, que comem. Os cientistas acreditam que o solo neutraliza qualquer substância química tóxica que as aves possam comer em sementes ou frutas verdes, possivelmente evitando dores de estômago.
No Zoológico
Duas araras vermelhas importadas em 1923 foram as primeiras a serem exibidas no Zoológico de San Diego, seguidas logo depois por araras verdes e araras vermelhas e verdes, que saudavam os visitantes do zoológico com um “olá” rouco.
Em 1933, a satisfação foi muito grande ao adicionar uma bela ararinha-azul, chamada “Menino-azul”, à coleção. Um artigo na edição de dezembro de 1933 da revista membro, ZOONOOZ, compartilhou o seguinte:
“O menino-azul é frequentemente entregue ao jardim por seu tratador, e ele pula atrás dele como um cachorrinho brincalhão, escolhendo pedras do duro. chão e indo para se vangloriar das outras araras que vivem perto dele porque não podem ter seus privilégios de liberdade”.
Nas décadas seguintes, também adquirimos outras espécies de araras, mas achamos difícil fazer com que alguma delas procurasse consistentemente. Após anos de experiência e cuidadosa pesquisa, percebemos que os casais reprodutores exigem muito espaço para exercícios e uma dieta natural para o sucesso reprodutivo.
Fornecer uma caixa de aninhamento adequada também foi essencial e muitos tipos foram tentados. Descobrimos que as araras favoreciam os barris de madeira, pois simulavam árvores ocas.
Hoje, muitas das araras da coleção servem como embaixadores, treinadas para apresentações de animais e programas educacionais no Zoológico de San Diego e no San Diego Zoo Safari Park.
Uma delas, uma arara vermelha chamada “Papagayo”, foi homenageada por seu serviço tendo um dos restaurantes do zoológico com seu nome: “Pátio da Poppy”!
Muitas dessas aves também visitam escolas e estúdios de televisão para ajudar a compartilhar mensagens sobre conservação das florestas tropicais, o efeito do comércio exótico de animais de estimação em aves silvestres e a exportação ilegal de papagaios da América do Sul.
Fatos Curiosos Sobre as Araras
A arara-de-testa-vermelha pode voar até 60 quilômetros por hora.
A arara-jacinto tem uma envergadura de mais de 127 centímetros.
O bico da arara é tão forte que pode facilmente esmagar toda a castanha do Brasil ou a junta da pessoa.
A língua da arara é seca, ligeiramente escamosa e tem um osso dentro dela, o que a torna uma excelente ferramenta para se abrir e comer.
que foda
fodao esse bagulho