Anêmona do mar é qualquer membro da ordem dos invertebrados Actiniaria (classe Anthozoa, phylum Cnidaria), são animais marinhos de corpo mole e principalmente sedentários que se assemelham a flores.
Alguns vivem em água salobra. Eles são maiores, mais numerosos e mais coloridos nos mares mais quentes. Os coloridos Tealia são encontrados em regiões temperadas.
Eles ocorrem em áreas submarinas nos recifes médios e profundos. Eles geralmente são vistos em afloramentos rochosos ou paredes da baixa zona entre-marés, até 49 metros. Eles são encontrados solitários ou em pequenos grupos.
Hábitos Alimentares das Anêmonas do Mar
As anêmonas-do-mar ancoram-se em substratos e esperam capturar presas em seus tentáculos estendidos. O tipo de substrato de que uma anêmona do mar precisa depende de suas espécies. Alguns, como o tentáculo da anêmona, preferem se prender a superfícies duras, enquanto outros enterram suas bases em substratos macios, como areia ou lama. As espécies de actinodendro precisam de uma camada de areia de 15 cm de profundidade.
Apesar de sua natureza delicada, essa anêmona usa seus fortes tentáculos para pescar pequenos peixes e camarões. Como todas as anêmonas, usam suas células venenosas, ou nematocisto encontrado em seus tentáculos, para picar e desviar possíveis ameaças ou ataques. Mas eles os utilizam principalmente para atordoar e capturar presas. Apesar de seu tamanho grande, no entanto, peixes e camarões ainda podem ser uma grande captura para essa anêmona.
As algas marinhas chamadas zooxanthellae vivem dentro dos tecidos da anêmona do mar em uma relação simbiótica, convertendo luz em alimento. Sem níveis adequados de luz, as anêmonas do mar não recebem comida suficiente das algas em seus tecidos e podem morrer.
As anêmonas do mar comem presas para suplementar os alimentos que as algas marinhas criam em seus tecidos. Na natureza, os tentáculos das anêmonas do mar liberam picadas que paralisam os animais presas e os atraem para a boca.
Quando seus delicados tentáculos acenam em correntes subaquáticas, as anêmonas do mar podem parecer plantas, mas são animais predadores em ecossistemas complexos de recifes.
Anêmona do Mar em Cativeiro
Use uma mistura de água salgada de uma loja de aquários para criar água de tanque para uma anêmona do mar e instale rochas vivas, uma bomba, um aquecedor e filtros para recriar as condições dos recifes.
Quando introduzida pela primeira vez em um tanque, uma anêmona do mar se move até encontrar uma superfície adequada e depois se instala ali. Tome cuidado ao mover as anêmonas do mar, pois rasgar suas bases pode matá-las.
Instale lâmpadas suficientes para fornecer entre 2 e 5 watts por galão de água, de preferência lâmpadas actínicas ou iluminação com iodetos metálicos, que fornecem luz espectral azul. Zooxanthellae dão cor às anêmonas do mar. Um sinal de que os níveis de luz são muito baixos é quando as anêmonas ficam pálidas – isso significa que suas zooxantelas estão morrendo. Ligue a iluminação do aquário por 12 a 14 horas por dia.
Tome cuidado ao manusear sua anêmona do mar – algumas, como a anêmona de fogo do inferno (Actinodendron sp.), causam picadas dolorosas.
As condições do tanque devem imitar o calor e o movimento da água dos recifes para que as anêmonas marinhas sobrevivam em cativeiro. Os aquecedores fornecem o calor que algumas anêmonas do mar exigem, mas podem se queimar em contato. Coloque o aquecedor de água no reservatório do aquário ou faça uma cobertura de PVC para o aquecedor, com fendas cortadas. A instalação de tanques com bombas de água oxigena a água e ajuda a remover resíduos de tentáculos de anêmona do mar, mas os animais também podem se enredar nas bombas e morrer. Instale um filtro de esponja sobre qualquer peça aberta ou móvel, como na entrada de uma bomba de cabeça motorizada.
O alimento adequado para as anêmonas do mar em um tanque inclui carne de peixe marinho, camarão de mesa, camarão inteiro, tecido de mexilhão e pedaços de vieira. Deixe o alimento congelado derreter e corte-o em pedaços de 1 a 2 cm de comprimento, de acordo com o tamanho da anêmona, e coloque-o no disco central, ou pique-o em pedaços finos e esguiche-o nos tentáculos da anêmona com um peru . Alimente as anêmonas uma ou duas vezes por semana.
Características das Anêmonas do Mar
Essa anêmona possui uma coluna de pedal cilíndrica com um “pé” pegajoso na parte inferior que eles usam para aderir a várias superfícies. A cor da coluna e do pé pode ser de vários tons de laranja a vermelho. Eles também usam esse pé para se movimentar se as condições não forem ideais. Eles também podem se mover inflando-se, destacando-se da superfície e rolando junto com qualquer corrente. Eles se moverão para evitar predadores como estrelas do mar, mas no aquário é principalmente se estiverem descontentes com as condições da água ou com os alimentos.
No topo da coluna, há um disco oral com uma abertura ou boca no centro. A anêmona piscívora leva comida e expulsa resíduos por essa abertura. A boca deve estar fechada e firme. Ele abrirá quando estiver com fome, com uma aparência oval. Uma boca aberta é um sinal de aviso de que a anêmona não está indo muito bem.
Os tentáculos resistentes estão bem espaçados no disco oral. Eles estão situados em 5 ou mais linhas ao redor da boca. Os tentáculos são finos na ponta e são brancos, amarelos ou alaranjados a vermelhos. O disco oral envolve a base de cada tentáculo em vermelho a laranja pálido, mas a área ao redor da boca é semelhante aos tentáculos em cores.
Os actinarians exibem grande variedade na forma e no hábito. O disco oral, contendo a boca , na extremidade superior do corpo, é cercado por tentáculos. A maioria raramente se move; alguns ocasionalmente rastejam muito lentamente ou se movem de maneira lenta.