Cada animal possui um habitat diferente, que é de acordo com suas características. Por exemplo, em um país tropical como o nosso, fica difícil um animal que só consegue viver no frio e tem longas camadas de pelos para isso sobreviver, certo? No post de hoje iremos falar de um animal que não é presente no nosso país, mas que é muito interessante: o alce! Falaremos um pouco mais sobre suas características gerais e comentaremos sobre curiosidades e fatos interessantes. Continue lendo para aprender mais sobre esse fascinante animal!
Características Gerais Do Alce
O alce é um animal cervídeo, considerado o maior de todos os servos. Seu nome científico é Alces alces, e ele pode chegar a ter mais de dois metros de altura e pesar quase meia tonelada. Sua cauda é bem curta, tem comprimento de 5 a 12 cm. A cor de sua pelagem é parda em praticamente todos os alces, tendo levemente uma diferença no tom. Os machos tendem a ser levemente maiores que as fêmeas. Para conseguirmos diferenciar os alces do restantes de seus familiares cervos, olhamos no tipo único de galhadas que eles possuem. Essas galhadas normalmente só estão presentes nos machos, e possuem uma secção cilíndrica com forma de de taça. O interessante é que elas podem alcançar até 1,50 metros de amplitude.
O habitat natural desse animal é normalmente em regiões circumpolares. Encontrados na Europa, em países como na Finlândia, Suécie e Noruega. E suas hastes na realidade tem como função amenizar a temperatura corporal durante o verão. Sua longevidade é de mais ou menos 20 anos quando estão na natureza selvagem. São animais ruminantes com pernas longas e um pescoço curto, por isso não consegue pastar ervas no chão. Sua alimentação consiste então em folhas de árvores e até mesmo algumas plantas aquáticas encontradas em certas florestas.
Quanto ao comportamento desse animal, normalmente são bem tímidos, ocorrendo uma tendência mais violenta nos machos durante o período de acasalamento ou nas fêmeas quando precisam defender seus filhotes, especialmente quando há presença humana. O mais comum de ocorrer, são os famosos acidentes na estrada, principalmente durante a primavera. Nessa época o sal é lançado no pavimento de diversas estradas nos países da América do Norte, atraindo os alces e podendo ocorrer os mais diversos acidentes.
Sua alimentação consiste em uma dieta herbívora, ou seja de vegetais, frutas e semelhantes. Um alce adulto costuma consumir em torno de 9.700 kcal (até 32 kg de alimento) diariamente para conseguir manter seu peso. A maior parte da energia consumida por esse animal é vinda de vegetações rasteiras e brotos de árvores. Como essas plantas possuem um baixo teor de sódio, os alces também consomem bastante plantas aquáticas que encontram a balança perfeita. Eles precisam de muito sal, e por isso que vão para as estradas lamber o sal no pavimento.
Veja a seguir a classificação científica do alce:
- Reino: Animalia (Animal);
- Filo: Chordata (Cordados);
- Classe: Mammalia (Mamíferos);
- Ordem: Artiodactyla;
- Família: Cervidae;
- Subfamília: Capreolinae;
- Gênero: Alces;
- Espécie/nome binominal/nome científico: Alces alces.
Curiosidades E Fatos Interessantes Do Alce
- O alce é um nadador excelente. Assim como alguns animais bovídeos, eles tem o costume de nadar não apenas para banhar-se e necessidade, ams também por puro prazer.
- Apesar de ser calmo na maior parte das vezes, ele também pode ser muito emotivo. Na maioria das vezes reage comumente com a fuga, mas em casos especiais como para proteção dos filhos, o alce pode ficar mais bravo do que fujão.
- Não sente nenhum medo ou receio com o odor humano, especialmente quando ainda estão jovens. Mas mesmo assim, ainda existe alguns raros casos de alces que conseguiram ser domesticados.
- Quando está em repouso, instala-se no meio de bosques para ficar em total isolamento. Não gosta muito de andar em grupos e prefere uma vida solitária.
- Em épocas que o frio é mais vigoroso, inclusive em regiões que a temperatura pode chegar em até -20 graus Celsius, e que esses animais estão presentes, ele utiliza uma técnica para não perder calor. Dobra suas pernas e então se cobre de neve.
- Todos os anos o alce costuma passar o verão no mesmo local. Enquanto que no inverno, emigra para regiões mais favoráveis em questão de temperatura, mas que ainda assim estejam cobertas de neve. É quase que um ritual e quase nunca mudam seus percursos.
- Os alces costumam pisar sem parar em uma mesma área que já foi recalcada por suas patas. Nome esse que recebe pelos russos e alguns caçadores do continente americano de currais, por fazer uma alusão aos das grandes fazendas. Sendo assim, o animal acaba reduzindo seu território de pastagens e consequentemente emagrece muito. Esse emagrecimento é normalmente um tanto maior de acordo com o tanto quanto mais espessa for a neve do local.
- Os machos também emagrecem durante o período reprodutivo, pois raramente dormem de tão excitados que ficam. Costumam trocar sempre de parceira assim que elas fecundam e ficam assim até o final do período de acasalamento.
- Um alce pode chegar a correr até 55 km/h, especialmente quando precisa fugir de algum predador. Isso faz dele um ótimo corredor, apesar de não conseguir manter-se nesse ritmo por muito tempo devido a perda de energia e seu tamanho grande.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o animal alce, suas características gerais, curiosidades e fatos interessantes sobre ele. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre alces e outros assuntos de biologia aqui no site!