A águia real é uma visão inspiradora para as pessoas sortudas o suficiente para assisti-la em pleno vôo. Embora sua identidade não seja tão facilmente reconhecida como sua prima águia americana, a águia real é igualmente magnífica.
Aquila Chrysaetos
A águia real, também conhecida como águia dourada, é a maior ave de rapina da América do Norte. Pode crescer até quase um metro de comprimento, com uma envergadura entre 1,80 a 2,20 metros. As fêmeas pesam entre quatro e sete kg, os machos são mais leves, entre três e cinco kg. Sua plumagem é marrom escura com manchas de ouro ao redor da cabeça e do pescoço. A águia dourada tem olhos castanhos, bico amarelo e garras que crescem até cerca de oito centímetros. As pernas das águias douradas estão emplumadas com suas garras. Elas normalmente vivem entre 15 a 20 anos, mas são conhecidos por viver até 30 anos.
Preferência de Habitat
A águia dourada é encontrada em grande parte do hemisfério norte. Você pode encontrá-las em áreas montanhosas, terrenos de desfiladeiros, penhascos ribeirinhos ou em qualquer lugar onde o terreno acidentado cria constantes correntes ascendentes. Elas tipicamente evitam áreas desenvolvidas e grandes extensões de floresta. Águias douradas são territoriais. Um par acoplado pode manter um território tão grande quanto 100 quilômetros quadrados. As águias douradas colonizam paisagens abertas e semi-abertas de todos os tipos, que fornecem alimento suficiente e têm paredes de rocha ou populações de árvores mais antigas para nidificação.
O foco pesado de hoje em paisagens montanhosas é, pelo menos na Europa, uma consequência de intensa perseguição. As espécies costumavam ser difundidas na Europa, mas eram sistematicamente perseguidas, de modo que hoje só ocorre em áreas montanhosas em muitas partes da Europa. Na Alemanha, as águias douradas só se reproduzem nos Alpes.
Caçadora Notável
Como todas as aves de rapina, a águia real é carnívora e caçadora formidável. São águias grandes e poderosas o suficiente para derrubar um cervo adulto, mas elas geralmente se alimentam de roedores, coelhos, répteis, pássaros, peixes e ocasionalmente carniça ou presas roubadas de outras aves. Sua excelente visão lhes permite rastrear facilmente presas desavisadas. Elas podem mergulhar de suas pedreiras a velocidades de até 150 quilômetros por hora, e a força impressionante de suas garras poderosas foi comparada à força de uma bala.
Em vôo, a águia real parece muito leve e elegante apesar de seu tamanho. Em contraste com todos os outros membros do gênero, a águia real levanta ligeiramente as asas durante o vôo, de modo que um padrão de vôo ligeiramente em forma de V é criado. As águias douradas não podem transportar presas ao voar se o peso exceder seu próprio peso corporal. Portanto, elas dividem presas pesadas e depositam-nas em porções, ou elas voam na carcaça por vários dias.
Acasalamento e Reprodução
A águia real geralmente acasala quando a partir dos 4 anos de idade. Elas ficam com o mesmo companheiro por anos e muitas vezes por toda a vida. Constroem seus ninhos em altas falésias, árvores altas ou penhascos rochosos, onde os predadores não conseguem chegar aos ovos ou filhotes. Muitas vezes um casal de águias retornará e usará o mesmo ninho por vários anos. As fêmeas depositam até quatro ovos, que eclodem em 40 a 45 dias. Durante esse tempo, o macho levará comida para a fêmea. Os jovens deixarão o ninho em cerca de três meses.
Dependendo da duração do uso, os aglomerados são constantemente expandidos, suplementados e reparados, de modo que, ao longo de muitos anos, surgem poderosos aglomerados medidos com mais de dois metros de altura e largura. O ninho é feito de galhos e galhos fortes e acolchoados com galhos e pedaços frondosos. Este acolchoamento ocorre durante toda a época de reprodução.
Preservação da espécie
Globalmente, o estoque da águia-real é estimado pela IUCN como sendo de cerca de 250.000 animais e mantido estável. Portanto, a espécie é classificada como “não ameaçada”. Apesar da intensa perseguição em toda a região eurasiana, a águia real sobreviveu ali, já que muitos aglomerados estavam inacessíveis e fora de alcance humano.
A águia real é uma espécie protegida nos Estados Unidos. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA pode lhe aplicar uma multa no valor de até dez mil dólares se você for pego possuindo mesmo uma pena de águia dourada ou alguma parte do corpo de uma. Em um esforço para proteger ainda mais essas aves belas e majestosas, algumas empresas de serviços públicos estão modificando seus postes de energia para reduzir as eletrocussões de aves de rapina. Os pássaros são tão grandes que suas asas e pernas podem tocar nas linhas de energia de tal modo que acaba criando um curto circuito. Novos padrões de construção de poste de energia seguros para raptores significam um ambiente mais seguro para as aves.
Algumas Curiosidades
A águia real voa a uma velocidade média entre 28 a 35 quilômetros por hora, mas podem atingir até 80 km por hora. Se estiver mergulhando em busca de presas chegam a atingir impressionantes 150 quilômetros por hora.
Quando caçam outras aves, uma águia real pode empenhar-se numa ágil perseguição no encalço da presa e ocasionalmente podem arrebatar pássaros em pleno voo.
As garras da águia real exercem cerca de 440 libras (mais ou menos 200 quilos) por polegada quadrada de pressão, embora os indivíduos maiores possam atingir uma pressão cerca de 15 vezes mais potente que a máxima exercida pela mão humana.
Apesar de caçadora voraz e temível, a águia real é hospitaleira. Certos animais, aves ou mamíferos pequenos demais para serem de interesse da enorme águia real, costumam usar o ninho dela como abrigo.
A águia real pode viver muito, geralmente cerca de trinta anos mas há registros dessa águia em cativeiro vivendo mais de cinquenta anos de idade.
Durante séculos, esta espécie tem sido uma das aves mais conceituadas utilizadas na falcoaria, com as subespécies da Eurásia sendo usadas para caçar e matar presas não naturais e perigosas como os lobos cinzentos em algumas comunidades nativas.
A águia real é a oitava ave mais comum representada em selos postais com 155 selos emitidos por 71 entidades emissoras de selos.
A águia real é o símbolo nacional do México e um tesouro nacional protegido nos Estados Unidos.
qual e o seu forma do corpo