Vocês já pararam para pensar no número de espécies de águias existentes no mundo e quais são as Águias em Espécies Representativas existem? Por que a águia é tão cultuada e adorada. Alguns a reverenciam pelo porte majestoso, outros a consideram o símbolo da liberdade, outros a adoram por ter uma aura quase mítica. E existem aqueles que falam do olhar da águia.
As Águias existem em variadas espécies a depender da região em que vivem, são aves que pertencem a ordem dos falconiformes. Em geral, mantém-se agrupadas na família dos acipitrídeos.
São aves carnívoras e de grande porte, com bico curto e encurvado, porém, robusto. Seus pés possuem garras bem afiadas e fazem uso delas para agarrar as presas. Seus olhos são laterais e com aspecto bastante feroz. As fêmeas costumam ser maiores que os machos.
As águias se destacam das demais aves pelo seu porte, força e beleza e, de acordo com essas características, vem conquistando a admiração e adoração dos homens há muito tempo.
Por anos a águia foi símbolo de exércitos, escudos, brasões e emblemas, de famílias poderosas, reinados, instituições de ensino famosas e renomadas. Nada mais justo, pois ela representa força e dignidade. Claro que não podemos nos esquecer de que por algumas décadas ficou manchada quando usada como símbolo nazista.
A maioria das Águias costuma caçar através de tocaias e voos altos. Sua excelente visão, é capaz de identificar a presa à longas distâncias.
A alimentação costuma variar muito de acordo com a espécie. E hoje vamos falar um pouco sobre isso. Águias e suas espécies representativas.
Qual é o Significado da Águia
O significado da ave varia de acordo com cada região em que vive, mas em nenhum deles é a representação de algo ruim.
Para os povos cristãos ela é o símbolo maior de poder e inspiração das palavras do Pai Celestial. Já na Heráldica, a Águia significa o pássaro dos grandes líderes e dos reis. Na China, ela simboliza a força, coragem e o temor. Para a cultura Celta ela aparece como símbolo do renascimento e da renovação. E para os egípcios ela representa a vida eterna.
A águia tem como grande função trazer mudanças e principalmente, fazer parte de momentos de transição, é vista como um guia espiritual de transformação, por isso, ela é também, considerada uma ave mediadora de reinos, tendo a capacidade de transitar entre mundos diferentes, ou seja, do mundo físico para o espiritual.
É comparada a Fênix que tem a capacidade de renascer das próprias cinzas. A Águia tem o poder da regeneração espiritual.
Ela foi adotada por diversos países por representar uma identidade nacional. Foi o caso dos Estados Unidos e Alemanha. Também foi escolhida como representação dos impérios Romano, Russo, Austríaco e Santo Império Medieval.
Águia Real
A Águia Real (Aquila Crisaetus) pode ser vista na Europa, América do Norte, Norte da África e Ásia. A sua plumagem tem a cor parda escura e a é calda cinza claro. Essa águia pode atingir o comprimento de 86 cm e envergadura de 2 metros. Seu peso é de aproximadamente 6,5 kg para os machos. Costumam alimentar-se de aves, répteis, pequenos mamíferos e sua nidificação costumam ser feitas em rochas.
Águia Pesqueira
A Águia Pesqueira (Pandion Heliaetus). O ventre e a cabeça da Águia Pesqueira são de cor branca. Pode ser encontrada na América do Norte, América Central e Antilhas e Brasil, onde é conhecida como gavião pescador por gostar de capturar peixes em lagos, águas marítimas e rios. Ora mantêm-se paradas, ora agitam as asas em um ponto fixo para de repente, mergulhar e pegar sua presa.
Águia Cinzenta
A Águia Cinzenta (Harpyhalietus Coronatus) vive no Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina. Esta ave é considerada um gavião de grande porte, pois chega a medir 85 cm de comprimento. É cheia de penacho e sua cor é cinza. Apenas na calda possui coloração preta com o final branco.
Águia Coroada
A Águia Coroada (Stephanoaetus Coronatus) se destaca entre as Águias da África. Ela é considerada o rapinante mais forte do continente. Sua alimentação inclui macacos.
Águia Marcial
A Águia Marcial (Polemaetus Bellicosus). As fêmeas dessa espécie chegam a ultrapassar os 6 quilos e conseguir 2,60 metros de envergadura. A fêmea consegue ser maior e pesar mais que os machos. Sua cabeça, peito, dorso e asas possuem a cor cinza. No ventre a cor é branca com pontos em cinza. No topo da sua cabeça existe uma pequena crista cinza. Tem o bico forte, além de possuir garras grandes, longas e grossas.
Águia A. Audax
A Águia A. Audax (Pithecophaga Jefferyi) é uma ave nativa das Filipinas. Esta espécie alimenta-se principalmente de carniça, répteis e aves, mas também caçam macacos e pequenos mamíferos.
Águia Imperial
A Águia Imperial (A.heliaca) vive na região os países Bálcãs, na Península Ibérica e na Ásia central. Esta espécie de águia encontra-se na lista de animais em perigo de extinção.