Não precisa nem ter muito conhecimento no reino animal para já ter ouvido falar desse tipo de água, afinal, ela é o símbolo oficial e federal dos Estados Unidos da América – EUA – e é muito comum propagandas relacionando a águia branca ao país. Lá, ela é conhecida como Bald Eagle.
A águia de cabeça branca está inserida no grupo de aves de rapina, e é considerada como implacável e impressionante, tanto pelo seu porte quanto por suas características.
Mas, apesar de toda sua fama e beleza, a águia de cabeça branca já chegou a ser tão caçada e envenenada que chegou a entrar para o ranking de animais em risco de extinção.
No momento, felizmente, a águia de cabeça branca já está fora desse ranking – sendo classificada como “Pouco Preocupante” pela Lista Vermelha IUCN –, porém, isso não nos impede de saber mais sobre esse lindo animal, atentando para sua preservação.
Características e Classificações
O nome científico da águia de cabeça branca é Haliaeetus leucocephalus, e além do seu nome popular mais conhecido, também é chamada de águia americana, águia careca e pigargo americano.
Pode ser classificada em dois tipos:
-
Haliaeetus leucocephalus washingtoniensis
-
Haliaeetus leucocephalus leucocephalus
Características Físicas
A águia de cabeça grande é uma ave de rapina de grande porte, portanto, grandiosa em seu aspecto físico.
Chega a 2 metros de comprimento e 2,50 metros de envergadura de asa na sua fase adulta. Suas asas tem formato quadrangular. Possui um bico grande e curvo, junto com as garras fortes.
No caso das águias de cabeça branca, assim como em outros animais, a fêmea sempre tem um porte maior que o macho, e o peso de ambos variam entre 3 e 7 quilos.
Graças à esse conjunto, pode alcançar cerca de 7km por hora em voo, e chega a 100km por hora quando mergulha.
Em relação à plumagem da águia de cabeça branca, temos ai a orgiem de seu nome. Quando filhotes estas são escuras, mas ao atingir a maturidade começam a ter suas listras brancas e o crescimento da plumagem branca em sua cabeça, pescoço e cauda.
Assim como outras espécies de águia, a águia de cabeça branca possui uma visão oito vezes mais apurada e precisa que a visão do ser humano, obtendo suas informações no espaço tridimensional pela análise de imagens de diferentes pontos – visão estereoscópica.
A expectativa de vida aproximada de uma águia de cabeça branca em seu habitat natural é de cerca de 20 anos, para mais e para menos. Já em cativeiro, pode chegar até a 35 anos.
Uma curiosidade dessa estimativa, é que um exemplar da águia de cabeça branca, vivendo em cativeiro, já conseguiu chegar aos 50 anos, o que é considerado um record.
A águia de cabeça branca é um animal carnívoro e implacável em caça, e, inclusive, é ela que é protagonista de diversas cenas de caça com águias famosas.
Alimentação
Por ser uma ave de rapina, também é uma ave caçadora e carnívora. A águia de cabeça branca costuma se alimentar de peixes, animais de pequenos portes como lagartos, além de também roubarem presas mortas por outros animais e poderem também praticar a necrofagia.
Habitat
Seu habitat natural costuma ser em locais frios, perto de lagos, mares e rios. Muito por causa disso e também pela facilidade de encontrar comida, são mais abundantes desde a parte ártica do Canadá, Alasca, e vão até o golfo do México.
Costumam ser bem viajantes, mas sempre voltam ao local de seu nascimento quando atingem a sua maturidade sexual, à procura de um ou de uma companheira, que será para toda a vida.
Reprodução
Para o acasalamento da águia de cabeça branca, tanto o macho quanto a fêmea exibem voos e manobras espetaculares, até que um impressione o outro. Eles só se separarão em caso de morte, e nem todas as aves procuram um novo companheiro caso isso aconteça.
Na reprodução, o casal de águia de cabeça branca constroem juntos o ninho que é conhecido como o mais elaborado dentre todas as aves do mundo.
Sempre em locais altos como penhasco e topos de árvores, constituído de paus, galhos fortes, grama e até mesmo lama. O ninho será reaproveitado por até cinco anos, prazo máximo para que troquem de ninho. Até isso, ele será sempre renovado e ampliado.
Nesse ninho, a fêmea irá depositar cerca de 2 ovos de cor azulada ou branca por ano – sendo que existem casos que pode ter até 4 ovos, no máximo.
Os ovos serão chocados tanto pela fêmea quanto pelo macho, e dura cerca de 30 a 45 dias para eclodir, nascendo filhotes pequenos e escuros.
Geralmente existe um espaço de tempo entre 3 dias e 1 semana de diferença entre o momento de eclosão dos ovos, e em muitos casos apenas 1 filhote acaba por sobreviver.
Isso acontece porque o casal de águia de cabeça branca priorizam a alimentação do filhote mais velho, levando à morte do(s) outro(s )filhote(s).
A águia de cabeça branca em seu habitat e junto com o seu companheiro irá proteger seu ninho e filhote de todos os modos, intimidando os inimigos ao abrir suas asas e caçando outros predadores. Eles podem proteger seu ninho numa área de até 2km.
O filhote sobrevivente terá todo o cuidado por cerca de três meses ou até que consiga caçar e voar sozinho. Então, ele será expulso do ninho por seus pais.
Escolha da Águia de Cabeça Branca Como Símbolo dos Estados Unidos da América
Um dos principais fatos que levaram à essa escolha é o fato de que a águia de abeça branca é uma espécie exclusiva da América do Norte.
Como o jovem país estava passando por um processo de independência e criação de identidade, seria necessário um animal que representasse toda a sua força, longevidade e majestade; nada melhor do que a ave de cabeça branca, então.
Apesar disso, existiram alguns que discordaram dessa afirmação, e Benjamin Franklin era um deles. Alegavam que a águia de cabeça branca passaria um sentimento de baixos valores morais, covardia e agressividade, por ser uma ave de rapina.
Até chegaram a sugerir que o peru deveria ser o animal que representaria os Estados Unidos da América, por também ser nativo mas mais social e menos agressivo; a força e a majestade da águia de cabeça branca prevaleceu nessa escolha,
Falta a rotina da águia de cabeça branca, exemplo: ele come 3g de peixe e depois dorme para caçar mais tarde.
Faltou só a rotina