Cebola Classificação Botânica e Nome Científico
Principal ingrediente ou intensificador de sabor, a cebola é onipresente em nossas cozinhas, sempre à mão. Mas você conhece todas as facetas e sutilezas de um dos vegetais mais consumidos pelo mundo?
Cebola – Nome Científico e Origem
Apareceu vários milênios atrás na Ásia, a cebola cresceu em todos os continentes. Suas virtudes e sabores nutritivos, rapidamente reconhecidos, foram impostos em todas as mesas! Embora as origens selvagens das cebolas nos sejam desconhecidas, sabemos que ela é cultivada por homens há mais de 5.000 anos.
Os primeiros traços de produção vêm da Ásia Ocidental, na Mesopotâmia (que corresponde em grande parte ao atual Iraque). O bulbo se espalha rapidamente pelos territórios egípcios – é então consumido cru e faz parte das plantas rituais que acompanham os mortos – na Grécia antiga e no Império Romano.
Rapidamente reconhecida por suas virtudes nutricionais , a cebola ganha o resto da Europa e do mundo. Muitas vezes é o companheiro de marinheiros no longo curso, seu conteúdo de vitamina C para lutar contra o escorbuto. Desembarcando na bagagem de Cristóvão Colombo, a cebola se torna uma das primeiras plantas européias a ser cultivada na América.
A cebola, cujo nome científico é allium cepa, chegou ao Brasil através da colonização portuguesa a partir do século 18. Desde então, e começando pela região sul do País, vem se espalhando em cultivos por pequenos produtores por diversos outros territórios brasileiros, demonstrando melhor qualidade de cultivo em temperaturas variáveis entre 24 a 30º Celsius…
Cebola – Classificação Botânica
A cebola é frequentemente cozida, graças ao seu sabor característico que complementa perfeitamente todas as receitas. Seu cheiro e sabor específicos vêm das substâncias sulfurosas que compõem (50mg / 100g). Contém muitas vitaminas e minerais essenciais. Durante seu primeiro ano no solo, o bulbo da cebola se desenvolve a partir da base das folhas carnudas. A última forma é a camada fina que a cobre a túnica externa.
Quando a planta deixa de produzir as folhas, a lâmpada começa a ficar grossa. A cebola é a lâmpada. Baixo em calorias (34 kcal em média), este vegetal consiste essencialmente em: carboidratos (que permitem caramelizar quando cozido) e água (a cebola, portanto, contém 90 a 93% e seca, apesar de sua denominação, de 86 a 89%).
Note que a lâmpada traz fibra (1,42 g / 100 g) e antioxidantes . Para desfrutar plenamente de seus benefícios, é melhor comer cebola crua . Lembre-se de fatiá-la em saladas mistas, legumes cozidos, massas, carnes e aves ou peixes. Uma porção de 30g de cebola é de apenas 10 kcal! Não hesite em adicioná-lo a todas as suas preparações salgadas para perfumar e beneficiar de todos os seus benefícios nutricionais!
Concentrada em vitaminas A e B, a cebola também tem um conteúdo notável de vitamina C. A cebola está cheia de minerais como potássio (170 mg / 100 g), fósforo (35 mg / 100 g), cálcio (25 mg / 100 g) e existem também micronutrientes pouco freqüentes em nossa dieta, como selênio, manganês, cobalto, flúor e molibdênio.
Aprenda a Escolher e Conservar
As cebolas são primeiramente escolhidas pelo olho: a proteção da cebola tem de ter uma túnica saudável, livre de manchas. Pegue na mão para verificar se a lâmpada está firme e seca. As folhas, se ainda houver, devem estar no geral muito verdes e eretas, garantindo assim o seu frescor. Sua pele deve ser muito lisa.
Escolha também de acordo com a receita para a qual você pretende. Cebolas gordas para cozidos ou prepará-las em sopa. Variedades molhos de sinos ou pires adaptados para serem confeitados, cozidos a fogo lento e acompanhar carnes ou aves. Cebolas vermelhas ou doces, com um sabor mais derretido, para consumi-las cruas, fatiadas em uma salada, por exemplo.
Mantenha suas cebolas longe da luz e em um lugar seco. De acordo com a época de safra, as cebolas são mantidas frescas por cerca de uma semana. Cebolas secas são duradouras sendo possível preservá-las por mais de 1 mês após a compra. Apenas armazene-as longe da umidade e da luz. Para evitar que suas novas cebolas percam seu gosto na geladeira, guarde-as em um recipiente hermético.
Produção e Cultivo Básico
Dependendo da região, as mudas são depositadas na superfície em um solo fino e ligeiramente úmido. O solo deve ser bem drenado e a quantidade de chuva controlada, pois a cebola é muito sensível à falta de água no início do bulbo. Requer uma rega perfeitamente dosada; muito intensivo, pode apodrecer os bulbos. O sol garante um crescimento regular.
A capina do solo é feita antecipadamente para a emergência da cultura. Folhas que amolecem e vão para a cama são sinais de que a lâmpada amadureceu. A colheita pode então começar mecanicamente ou manualmente. A colheita ocorre em três fases: moagem em que as folhas são cortadas; dois dias depois o levantador pega as lâmpadas do chão; elas são agrupados em fileiras e secam ao sol por uma semana a quinze dias.
Finalmente, o carregador transporta as cebolas para seu local de armazenamento. Antes de serem armazenadas, as cebolas são classificadas. Terra, pedras e lâmpadas de má qualidade são jogados fora. Colheita fora de época resultará em lâmpadas bem pequenas. As parcelas, destinadas a produzir sementes, permanecem no solo até o verão seguinte.
Elas são então descascadas e armazenadas a granel ou em caixas de madeira antes da secagem final. Dependendo dos produtores e dependendo do clima, as cebolas são secas ao sol ou no queimador a uma temperatura entre 20 e 30° Celsius, ou por ventilação natural. A cultura da cebola é relativamente simples. No entanto, requer atenção especial e cuidado adequado para garantir o sabor, a qualidade e a boa conservação do produto.
Uma vez que as cebolas são secas, elas passam pela última fase de redução de temperatura . Eles são então armazenados em baixas temperaturas para otimizar sua conservação. Em algumas situações podem ser armazenadas até a 0 ° C em câmaras frigoríficas.
Agora me diga uma coisa: você sabe quantas espécies de cebola exitem? Você sabia que cebola faz bem aos pés? Você sabia que folhas de cebola também se consomem? Pois é, e a boa notícia é que tudo isso, todas essas respostas, você pode encontrar aqui, em nosso blog Mundo Ecologia. Então aproveite pra saber aqui mesmo muito mais curiosidades legais sobre cebolas!