Mandioca é Fruta?
Não se pode dizer que a mandioca é uma fruta, mas muitos alimentos que não são frutas, por exemplo, podem sem chamados de frutos, porém, a mandioca não faz parte nem de um e nem de outro.
Existe uma grande diferença entre o que é uma fruta e um fruto, e através desse artigo o leitor entenderá o porquê de uma mandioca não ser uma fruta e nem um fruto.
É importante saber estabelecer a diferença entre os alimentos, mas nem sempre isso é possível, pois em algum ponto as coisas começam a se confundir, não é mesmo? Por exemplo, quando dizem que um tomate é uma fruta e que a ervilha, o pimentão e a cebola são frutos, muitas dúvidas podem surgir, pois, afinal, sempre se soube que muitos alimentos são chamados de legumes, ou vegetais, sem contar com as hortaliças.
O aipim é chamado de tubérculo, e recebe esse nome aqueles alimentos que vem diretamente da terra em forma de raízes, assim como a batata doce, o gengibre, o cará, o inhame, o nabo, a cenoura, a beterraba e mais variedades que totalizam cerca de 20 espécies de alimentos.
Entender a diferença entre as classificações científicas da botânica e das classificações populares com cultivadores e consumidores será o primeiro passo para compreender e a responder à pergunta: mandioca é fruta?
Mandioca é Uma Fruta ou Um Fruto?
Na verdade, a mandioca é um tubérculo, que é a parte de uma raiz que cresce debaixo da terra e que possui acúmulo de muitos minerais e vitaminas que podem ser consumidos por seres humanos e animais.
Para saber se a mandioca é uma fruta ou um fruto, primeiramente precisa-se saber qual é a diferença entre ambos.
Todas as frutas são frutos, mas nem todos os frutos são frutas. Isso pode parecer confuso, mas é mais fácil do que parece.
A maioria das plantas gera uma semente e por consequência, um fruto, que pode ser desde o fruto mais doce até o fruto mais amargo, como o morango e a cebola, mas apenas o morango é considerado uma fruta, sendo que os dois são frutos, no fim das contas.
Na ciência, todo alimento gerado por uma planta é um fruto, mas no senso comum, ou seja, na opinião das pessoas que consomem tais alimentos, existe uma diferença entre o que é agradável ao paladar e pode ser comido cru, daquilo que não é tão agradável e que precisa ser preparado antes, sendo estes os vegetais.
Dessa forma, é correto concluir que as pessoas que consomem, que distribuem e que cultivam os frutos, separam os frutos doces dos amargos, considerando frutas, os alimentos que são doces, e verduras, os frutos que são amargos.
Entenda a Diferença Entre Mandioca Mansa e Mandioca Brava
A natureza pode surpreender as pessoas em vários sentidos, e não é diferente com os alimentos. Muitos alimentos em forma de planta, de fruta ou de semente, por exemplo, podem ser tóxicas e venenosas e assim causar a morte.
Os animais que vivem na vida selvagem têm conhecimento claro sobre esses alimentos, e existe até um ditado que diz que o que o animal não come, pessoa nenhuma deve comer.
A mandioca possui duas espécies que se dividem em mandioca mansa e mandioca brava. A mandioca vendida nos mercados e comercializada ao redor do mundo é da variedade de mandioca mansa, onde a mandioca brava é um tipo de mandioca venenosa, que possui uma toxina que pode ser letal se ingerida.
O maior problema ocorre no fato de que é praticamente impossível distinguir a diferença entre a mandioca mansa e a mandioca brava. A identificação das duas pode ser feita antes de colhê-las da terra, já que a forma de seus caules fora da terra são diferentes, mas isso só pode ser feito por alguém com experiência prática.
A mandioca brava é colhida, mas não é distribuída comercialmente, e em sua maioria, ela vai para as fábricas e passa por processos onde o ácido venenoso que possui é eliminado, e assim ela é usada na produção de farinha de mandioca.
Exemplos de Frutos e Frutas
Para saber distinguir melhor os alimentos, as pessoas que consomem passaram a distinguir de maneira mais prática esses alimentos, por isso no mercado é fácil de identificar onde estão as frutas, os legumes, os vegetais, as verduras, as hortaliças e as raízes, quando, na verdade, existe apenas os frutos e as plantas, pois todas as outras caracterizações são ramificações.
Uma planta, como o brócolis, por exemplo, é chamada de vegetal, porque sua parte comestível são suas folhas e seus talos, e por outro lado, o feijão, que é uma semente, é considerado um legume, porque é o fruto de uma planta (vagem).
Para entender melhor sobre essas catalogações, acesse em nosso site os artigos VARIEDADES DE MANDIOCA MANSA, ESPÉCIES DE MANDIOCA e A ERVILHA É LEGUME OU VERDURA?
Por Que a Mandioca não é Uma Fruta?
O alimento para ser considerado uma fruta, precisa, primeiramente, ter um sabor doce ou levemente azedo, a ponto de que seja possível comê-lo cru, como a goiaba, o abacaxi, a laranja, a maçã, o mamão, o maracujá, a banana, o limão, a ameixa, a uva, a carambola e muitos outros.
Para o alimento ser considerado um fruto, basta que esse alimento seja proveniente de uma planta, onde haja fecundação e germinação da semente, ou seja, basicamente, quase todos os elementos da natureza são frutos. Alguns exemplos de frutos que são chamados de verduras são a alface, a couve, o espinafre e o repolho.
A mandioca não faz parte de nenhum dos processos descritos acima, pois ela não é doce ou azeda e não é um fruto, pois não é proveniente da fecundação de uma flor, mas sim parte da planta em si, que concentra vários componentes naturais e ficam mais grossas do que demais raízes que não são comestíveis.
Por todo o Brasil, a mandioca também é conhecida por outros nomes, tais como aipim, macaxeira, yuca, pernambucana, pão-de-pobre, jurará e acreana.