Como Cuidar de um Filhote de Cachorro de 1 Mês?
Você pesquisou, pensou bastante e finalmente chegou à conclusão de que era a hora de ter um pet em casa. Agora você já sabe que em pouco tempo deve receber seu melhor amigo em casa, esse é um momento muito especial e tenho certeza que a família inteira está ansiosa para chegar perto do pequeno. Saiba que grandes responsabilidades estão por vir, e por isso é importante saber de coisas importantes sobre receber um pet em casa, especialmente quando ainda é apenas um filhote.
Existem uma série de coisas que você vai precisar se atentar antes de qualquer coisa, afinal você quer que ele se sinta bem e acolhido quando chegar na sua casa. Mas não se assuste, pois esses primeiros dias podem ser bem difíceis até que o filhote esteja totalmente adaptado. Por isso, separamos uma série de dicas que podem ajudar você e seu melhor amigo passarem esse bem período da forma mais confortável possível.
Como Cuidar de um Filhote de Cachorro de 1 Mês?
Primeiros Passos
Para começar a falar sobre os cuidados com um pequeno filhote em casa, saiba que você precisa escolher um local silencioso e seguro para que o novo membro possa descansar tranquilamente. De preferência um lugar perto de você, para que ele não se sinta abandonado, afinal foi separado da família e não sabe bem como lidar com isso.
Como estamos falando de um filhote com 30 dias, nesse período eles dormem muito, por isso um ambiente tranquilo para ele dormir é tudo o que precisa. Arranje uma cama que seja acolhedora e confortável, além disso você vai precisar de um pote com água e pote para colocar a ração dele. A comida é super importante, por isso consulte um médico veterinário antes da chegada dele para saber o que você precisa oferecer para ele de acordo com a idade.
Cuidados Especiais
É importante tomar alguns cuidados na casa para que ele fique seguro, portanto muito cuidado com as tomadas e além disso com fios no chão. Eles não sabem o que pode e o que não pode, é sua responsabilidade cuidar da segurança dele. Os filhotes adoram brincar para passar o tempo, e por isso eles podem pegar qualquer coisa que apareça em sua frente, por isso qualquer coisa que tenha eletricidade pode ser um grande perigo.
Primeira Noite do Filhote em Casa
Os primeiros dias sempre são os mais difíceis, e é super natural que ele estranhe tudo. Seja paciente e entenda que ele precisa de acolhimento nesse momento, seja carinhoso com ele, ofereça sua ajuda e esteja ao lado. Nas primeiras noites você pode utilizar um pano com cheiro da mãe por exemplo para cobri-lo, dessa forma ele vai se sentir seguro. Procure manter a mesma rotina que ele tinha antes de ir para sua casa nesse tempo.
Dorminhocos
Exatamente assim, os filhotes com menos de 90 dias de vida passam a maior parte do tempo dormindo, por isso por mais que pareça irresistível não fique pegando no colo ou tentando acordar ele para brincar, ele precisa desse descanso. Deixe ele sempre em local quieto e calmo, nunca sozinho, mas também sem muita movimentação de pessoas. Nesse período são muito sensíveis, evite que crianças tentem brincar com ele nessa fase. Além do cantinho de descanso, ele precisa de um espaço para fazer suas necessidades biológicas e já vai mostrando isso pra ele.
Alimentação
Essa é uma parte super importante, especialmente para os filhotes nessa faixa de idade. Ele precisa ter horários definidos para comer, além de quantidades estabelecidas, tudo isso definido por um profissional. Nunca deixe comida disponível o dia todo para eles, somente nos horários definidos.
Banheiro Canino
Isso é muito importante, pois o que ele aprenda agora vai levar para o resto da vida. Ele só vai aprender o local certo para fazer as suas necessidades quando entender que existe um local definido para isso, é seu papel mostrar isso para ele. Escolha o local mais adequado para isso, forre então com tapetes higiênicos ou até mesmo jornal funciona. A principal dica é que o banheiro dele precisa ficar longe da comida e da água dele, precisa ser um local também onde não seja muito movimentado. Vai ser um processo demorado e que exige paciência, você não vai poder tirar os olhos dele. Sempre que perceber que ele quer fazer as necessidades o leve para esse local, ele não tem muita noção, por isso o espaço forrado precisa ser extenso nesse primeiro momento. Sempre que ele fizer no local certo o recompense com muito carinho e ração ou petiscos se forem liberados pelo médico veterinário.
Socializando
É muito importante para o desenvolvimento do filhote que ele socialize desde cedo com outros animais e pessoas. No futuro você vai ser grata, pois ele vai ser um cão que não estranha pessoas desconhecidas e outros animais, especialmente se ele vai precisar conviver com outros animais em casa. Assim você evita que ele possa se tornar agressivo, inseguro ou muito medroso.
O ideal é que essa socialização aconteça antes do pet completar 1 ano e meio de vida, pois depois disso já não é tão eficaz. Ele precisa frequentar locais diferentes, ver pessoas diferentes das quais ele está acostumado, animais diferentes, espécies diferentes e isso precisa lhe trazer experiências positivas. Lembre-se sempre da importância da guia para evitar acidentes.
Imunização
Antes de colocar em prática todas as dicas que oferecemos hoje, o primeiro passo deve ser visitar um médico veterinário. Nesse primeiro momento ele vai te orientar quais vacinar o pequeno precisa receber, a primeira vacina que ele recebe é a polivalente, com a vacina em dia ele fica livre de doenças como cinomose, adenovirose, coronavirose, parvovirose, parainfluenza canina e muitas outras.
Seu cãozinho precisa estar imune a essas doenças antes de sair para rua e ter contato com outros animais. Temos disponíveis também a vacina de raiva, mas tudo isso deve ser orientado pelo médico veterinário, ele vai te explicar sobre o número de doses e data de cada uma delas que você deve respeitar.
Outro passo importante é aplicar vermífugo no filhote, geralmente ele é usado em duas doses, uma com aplicação e outra depois de duas semanas.