Tudo Sobre o Hamster: Características, Nome Cientifico e Fotos
Hoje vamos falar um pouco sobre o Hamster, esse animal é muito popular entre os pets hoje em dia, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre o Hamster
Nome Científico
Conhecido cientificamente como Cricetinae.
Também pode ser chamado de Criceto, assim são chamados muitos outros roedores mamíferos que fazem parte da sub família Cricetinae, são vistos na Ásia e na África, possuem grandes bolsas jugais no rosto e uma cauda bem curta. Este também é o nome vulgar dado a um espécie de origem Síria, o Mesocricetus auratus, muito utilizado em laboratórios e também como pets.
Origem da Palavra
Hamster é uma palavra em inglês, ela veio de uma outra palavra alemã chamada hamstern, o significado original é armazenar, fazendo alusão ao fato de que esses animais acumulam alimento dentro de suas próprias bochechas.
Características do Hamster
Esses animais possuem dentes incisivos bem grandes, e pasmem eles não param de crescer, por este motivo elas têm necessidade de sempre roer algo para desgastar os dentes. A expectativa de vida desses animais é de 2 anos, mas de acordo com a espécie essa expectativa pode subir para 3 ou 4 anos de vida. Existem algumas boas espécies de hamster que habitam todo o mundo, a maior parte deles mora em locais semi desertos se escondendo em tocas.
Eles mesmos cavam tocas com diversos túneis onde podem se sentir seguros e guardar alimento. São animais de hábitos noturnos, como durante o dia é mais quente eles ficam protegidos dormindo a noite quando é mais fresco eles saem. Importante ressaltar que a visão desses animais não é grande coisa, em contrapartida o seu olfato é muito apurado e sua audição super boa. Grande parte das espécies desse animal possuem a bolsa jugal no rosto, dessa forma suas bochechas expandem a ponte de ser possível transportar alimento e até forragem.
Uma pequena parcela dos hamster existentes tem a finalidade de pet, mas ainda assim a procura vem crescendo tanto que em diversos países já é um dos animais de estimação mais procurados, visto que são carinhosos e bem dóceis. As espécies de hamster que são utilizadas como animal de estimação geralmente são o hamster sírio e o hamster anão ruso. O hamster sírio possui um corpo longo e algumas variações de coloração de pelagem como marrom claro, amarelo, preto ou branco.
O hamster anão russo é peludo que pode dar alergia, a sua coloração é listrada com preto e branco.
Embora o hamster tenha uma personalidade egocentrada, inclusive dentro do seu grupo, esse animal tem capacidade de aprender truques com bastante treinamento, baseado em reforço positivo. São fáceis de cuidar, pois não necessitam de banhos, também não precisam de vacinas, não transmitem doenças quando em local seguro. Tudo o que eles precisam é de uma gaiola espaçosa, água e comida de qualidade, assim viverão bem felizes.
Espécies de Hamster
Esses animais podem ser divididos em dois grupos, hamster domesticável e hamster selvagem. Essa diferença se dá com base se o animal pode ou não ser criado em cativeiro.
Hamster Selvagens
- Hamster Comum, também conhecido como hamster-do-campo-europeu, nome científico: Cricetus cricetus;
- Hamster Newton, também conhecido como hamster-romeno, nome científico: Mesocricetus newtoni;
- Mesocricetus Brandti, popularmente conhecido como hamster – turco;
- Mesocricetus raddei, popularmente conhecido como hamster Ciscaucasiano;
- Hamster anão listrado, também conhecido com hamster – listrado – chinês, nome científico: Cricetulus barabensis;
- Hamster-de-Eversmann, nome científico: Cricetulus eversmanni.
Hamster Domesticáveis
- Hamster Sírio, nome científico: Mesocricetus auratus;
- Anão Russo Campbell, nome científico: Phodopus campbelli;
- Hamster Anao Russo Branco, também conhecido como hamster siberiano, nome científico: hodopus sungorus;
- Hamster chinês, nome científico: Cricetulus griseus;
- Hamster Roborovski, nome científico: Phodopus roborovskii.
Como Cuidar de um Hamster?
Para começar podemos citar os cuidados com um filhote que perdeu a mãe, eles precisam manter uma temperatura própria para filhotes, para ajudar opte por um aquecedor ou por uma lâmpada. Com relação à alimentação, você pode comprar lactol que é um composto utilizado para substituir o leite em gatos e cachorros.
Para ajudar, você pode utilizar um conta gotas e servir de 3 em 3 horas, pois eles ainda são muito pequenos. Atenção para acidentes, não aperte o conta gotas com muita força para que eles não se engasgue.
Mesmo com tanta fragilidade é possível cuidar de uma cria recém nascida de hamster. As dicas são: tenha muita paciência e dê muita atenção, se atenta para a alimentação.
Depois que ele tomou o leite, utilize um algodão embebido em água morna e aplique em seus genitais. Isso vai ajudar bastante que eles possam urinar e defecar. Passados de 7 a 10 dias, eles já estão prontos para comer algo sólido, agora fica ainda mais simples pois já não precisa mais de tantos cuidados.
Aqui então deixamos algumas dicas de como cuidar de um pequeno hamster sírio. Se você se interessou, procure criadores de confiança, forneça boa comida e muitos brinquedos.
Hamster Anão Russo
Essa espécie possui dois tipos no Brasil, são eles o Phodopus sungorus e o Phodopus campbelli. Embora eles tenham coloração diferentes, tamanho diferentes, são tratados da mesma forma.
Esses são nativos da Sibéria, animais muito espertos, ágeis e são pequenos em relação ao sírio. Possuem pequenas patas peludas e adoram rotina. Possui comportamento solitário, são produtivos e necessitam de atividades.
Ele mede cerca de 8 a 10 cm, a gestação tem um período de 18 a 20 dias, em cada gestação nascem de 4 a 6 filhotes. Alcançam a maturidade sexual por volta dos 5 meses. Esse pet possui muitas colorações, mas na natureza é encontrado com coloração acinzentada e em tons de marrom e sempre com uma lista preta nas costas.
Alimentação e Higiene do Hamster
Ambas as espécies citadas se alimentam da mesma forma. Eles têm uma dieta onívora, se alimentam basicamente de insetos e nozes. Você pode encontrar em lojas de pet, rações específicas para facilitar.
Com relação ao banho desses animais, fique sabendo que não envolve água. São animais de regiões secas e com muita areia, por isso eles se higienizam a seco.
Procure em lojas especializadas a areia própria para o banho, coloque em um pote bem grande e fundo, deixe que entre e role na areia. Depois é só tirar ele de lá.