Marmota Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal
As marmotas são grandes esquilos do gênero Marmota. Existem 15 espécies de marmotas. Eles vivem no hemisfério norte.
A etimologia do termo “marmota” é incerta. Pode ter surgido do prefixo galo-romance marm-, que significa murmurar ou murmurar (um exemplo de onomatopeia). Outra origem possível é o latim pós-clássico, mus montanus, que significa “rato da montanha”.
Características das Marmotas
Para os roedores, as marmotas são muito grandes: têm um tronco de 30 a 60 centímetros, dependendo da espécie , além de uma cauda de 10 a 25 centímetros. O peso está entre três e sete quilogramas. A cor do revestimento da marmota varia de espécie para espécie, mas é principalmente acastanhada.
O corpo dos animais é atarracado, ou melhor, um tanto gorducho e pesado, com cauda curta e orelhas curtas e arredondadas. As pernas também são curtas e grossas. As pernas da frente têm apenas quatro dedos e o polegar é completamente reduzido, o dedo médio é o dedo mais longo e as garras são longas e formadas para cavar.
As extremidades traseiras têm cinco dedos. As fêmeas têm cinco casais de tetas. O crânio é forte e achatado, quase triangular. As órbitas oculares são longas, o apêndice pós-orbital é forte e inclinado para baixo levemente para fora. A crista sagital é bem formada e o ramo anterior se ramifica e o conecta ao apêndice pós-orbital.
A parte occipital é significativamente prolongada. O palato ósseo tem mais da metade do comprimento total do crânio. A espécie possui em cada metade da mandíbula um incisivo remodelado (Incisivus), seguido de um diastema e na mandíbula superior dois e na mandíbula sempre um pré – molar e três molares.
Os dentes são fortes e na frente com esmalte amarelo coberto. O primeiro pré-molar da maxila é muito forte e quase duas vezes maior que o segundo pré-molar seguinte. Entre os molares da maxila, o terceiro é o maior, os molares inferiores têm duas pontas laterais.
Como os esquilos terrestres (gênero Spermophilus), as marmotas também têm um osso peniano quase em forma de S. A ponta possui dentículos lateralmente irregulares.
Distribuição E Habitat Das Marmotas
Algumas espécies vivem em áreas montanhosas, como os Alpes, Apeninos do norte, Cárpatos, Tatras e Pirineus na Europa e no noroeste da Ásia; as Montanhas Rochosas, Black Hills, as Cascade Ranges e do Pacífico, e a Sierra Nevada na América do Norte; e o platô Deosai no Paquistão e Ladakh na Índia.
Outras espécies preferem prados irregulares e podem ser encontradas amplamente na América do Norte e nas estepes da Eurásia.
A área de distribuição é relativamente fechada da Europa Oriental, através da Ásia Central e do Norte, até o leste da Sibéria e Xinjiang. Na Europa Central, apenas nos Alpes, Cárpatos e Alto Tatras, há marmotas selvagens e introduzidas nos Pirineus. Na América do Norte, a maioria das espécies vive em latitudes subárticas do Canadá.

Marmotas na Grama
A marmota é pertencente a metade norte do Estados Unidos e partes do sul do Canadá comum. Todas as marmotas vivem em latitudes temperadas e árticas do Hemisfério Norte e desaparecidas em regiões mais quentes.
Curiosidades Sobre a Marmota
Na natureza, as marmotas podem viver de 6 a 15 anos, dependendo da espécie. Se mantidas em cativeiro, as marmotas podem viver até 18 anos.
As marmotas são grandes e gordinhas, com pernas muito curtas e corpos volumosos. Eles são muito fofos e peludos, com rostos largos e focinhos curtos. Eles têm orelhas pequenas com pelos e caudas ocupadas.
Todas as marmotas se parecem muito com algumas diferenças de cor, pelagem e tamanho.
Uma marmota adulta pode ficar entre 13 e 18 cm no ombro. Elas atingem entre 30 e 60 cm de comprimento, não incluindo a cauda, que mede entre 10 a 25 centímetros. A massa corporal está tipicamente entre 2 e 10 kg.
O casaco de peles das marmotas tem cores que variam do cinza escuro ao marrom ao branco amarelado, o que ajuda as marmotas a se misturarem com o ambiente.

Casal de Marmota
Cada um dos pés da marmota possui quatro dedos com garras côncavas longas para cavar, e cada pé traseiro tem cinco dedos .
As marmotas confiam nos seus sentidos para sobreviver e, portanto, têm um bom senso de olfato e audição. No entanto, a visão deles é boa, mas míope.
As marmotas vivem em uma variedade de sistemas sociais, desde a marmota mais solitária até as espécies altamente sociais, onde os filhos de vários anos convivem com seus pais e podem ajudar a criar irmãos mais novos.
As marmotas se comunicam através de uma variedade de sinais visuais e de áudio, gritam, assobiam e usam os dentes como meio de comunicação. Quando os predadores se aproximam, as marmotas emitem um som agudo, semelhante ao apito, para alertar os outros.
Marmotas são ativas durante o dia (diurnas). Às vezes, eles podem ser vistos “tomando sol” nas rochas durante o dia.
As marmotas normalmente vivem em tocas e hibernam durante o inverno. As tocas podem ter até 7 metros.
Eles geralmente começam a hibernar no final de setembro. Durante esse período de hibernação, eles sobrevivem inteiramente de suas reservas de gordura acumuladas durante o verão.
Surgem na neve em abril e início de maio , período em que pode não haver nada para comer e quando são especialmente vulneráveis a predadores.
Outros Fatos Interessantes Sobre a Marmota
https://www.youtube.com/watch?v=PrtvgEo2bSE
Embora a maioria das marmotas seja monogâmica, em algumas espécies, as fêmeas têm múltiplos parceiros. A estação de acasalamento das marmotas ocorre na primavera, logo após o término do período de hibernação, o que dá aos filhos a maior chance possível de armazenar gordura suficiente para sobreviver no inverno que se aproxima.
O período de gestação é de cerca de 32 dias e as mães cuidam dos filhotes em suas tocas durante mais um mês antes que os filhotes surjam acima do solo. A ninhada média é de cerca de 3-4 filhotes, mas tivemos ninhadas tão pequenas quanto 1 e tão grandes quanto 9.
Ecologicamente, as marmotas são uma fonte de alimento para animais como lobos, raposas, coiotes, ursos e águias, sendo as marmotas jovens particularmente suscetíveis à predação.
As marmotas têm sido uma fonte histórica de carne, gordura e peles para os primeiros europeus, nativos americanos e asiáticos.
As pessoas que estudam marmota são chamadas de “marmotistas” ou “marmotologistas”. Marmotas são conhecidas desde a antiguidade.
Durante o século XX, a pele de marmota estava na moda na Europa, e estima-se que os mongóis, que não usavam peles de marmota tradicionalmente, preparassem aproximadamente 132.700 peles de marmota por ano entre 1906 e 1994.
A marmota em risco de extinção da Ilha de Vancouver continua sendo um dos mamíferos mais raros do mundo.
A história evolutiva das marmotas é registrada na América do Norte por fósseis de espécies extintas do final da época do Mioceno (13,8 a 5,3 milhões de anos atrás). Na Eurásia, não há evidências anteriores à época do Pleistoceno (2,6 milhões a 11.700 anos atrás).