Como é Dividido o Corpo do Carrapato? Quais as suas Partes?

Anúncios

Você sabe como quais são as partes do corpo do carrapato? Esses pequenos artrópodes podem estar em qualquer lugar da sua residência, então é fundamental que saiba identificar e aplicar os respectivos venenos. 

Os carrapatos habitam sobretudo locais escuros, frestas, muros, em campos, locais úmidos, como ralos, encanamentos e quando encontram um hospedeiro, eles ficam na superfície e se agarram na pele do animal. 

Veja abaixo as principais características dos carrapatos, como é dividido o seu corpo, as partes que possui e muito mais! 

Saiba Como é Dividido o Corpo do Carrapato

Muitos temem e odeiam esses pequenos seres que habitam os animais de estimação. Mas é importante saber qual espécie e qual a melhor forma de combate para evitar a procriação.

Eles podem estar presente em diversos animais, desde cachorros, gatos, equinos, suínos, capivaras, aves urbanas e em aves silvestres. 

Por que eles vivem nesses animais? Pois são seres hematófagos, que alimentam-se do sangue desses animais que eles fazem de hospedeiros. 

Sendo assim, saber as partes do corpo do animal ajuda na identificação e no futuro combate. Veja a seguir como é dividido o corpo do carrapato. 

O corpo dos carrapatos, assim como dos aracnídeos, é dividido em cefalotórax e abdome.

Corpo do Carrapato

Ou seja, seu pequeno corpo é dividido em duas partes e quando ele se alimenta, o abdômen enche, deixando-o maior. 

Outro fator que assemelha os carrapatos dos aracnídeos é o fato de possuir oito patas, ou melhor, quatro pares de patas. 

Elas estão presentes no cefalotórax, e possuem apenas alguns milímetros, sendo assim, é preciso se atentar, pois muitas vezes eles passam despercebidos por nós. 

Localizados próximos a boca do artrópode, eles são úteis na hora da alimentação. Pois é através do pedipalpo que o carrapato fixa-se no corpo do animal e começa a “sugar” o seu sangue. 

As quelíceras ficam localizadas próximas ao pedipalpo e servem para a alimentação do animal, ele consegue ficar vários dia sem soltar-se de seu hospedeiro através dos pedipalpos e a partir das quelíceras, conseguem se alimentar. 

Abaixo você confere quais são as características gerais dos carrapatos e algumas formas de combate às infestações. 

Características Gerais dos Carrapatos

Os carrapatos possuem corpo arredondado, achatado e oval. Suas pequenas patas facilitam a sua locomoção no chão, na parede e no mato. 

Ele anda até encontrar um animal hospedeiro, que pode ser desde mamíferos até as aves. Quando encontra, ele fixa-se e se alimenta do sangue do hospedeiro.

Apesar de trazer muitas doenças e prejudicarem muitos animais de estimação, você sabia que eles têm uma função importante para o ambiente em que vivem?

Isso mesmo! Eles são muito eficientes no combate de vírus, protozoários e decorrentes bactérias que podem aparecer no ambiente, mas mesmo assim a sua presença não é bem vinda em residências.

Pois se eles estão infectados, podem sim passar a doença adiante e propagá-la em outros seres vivos. Então é fundamental combatê-los e evitar ao máximo sua presença.

 Diferente do que muitos pensam, os carrapatos não possuem asas, muito menos antenas, pois não são insetos.

Os carrapatos são divididos em duas famílias diferentes: Ixodidae e Argasidae, ambas estão presentes na superfamília Ixodoidea. 

São divididos em duas famílias diferentes pois cada espécie possui suas particularidades.  

A principal diferença está na presença de um “escudo quitinoso”, que em algumas espécies estão presentes e em outras não. 

Os machos e as fêmeas da família Ixodidae possuem tal escudo e um dimorfismo sexual mais acentuado, tendo em vista que o corpo deles estufam quando se alimentam. 

Enquanto os machos e as fêmeas da família Argasidae não possuem o escudo quitinoso e por isso são considerados “carrapatos moles” e o dimorfismo sexual pode ser menos visível.

Isso é o que diferencia os carrapatos duros dos carrapatos moles, sendo assim, a presença do escudo na parte dorsal é importante para diferenciá-los. 

Características do Carrapato

Eles possuem hábitos noturnos e dificilmente você encontrará um carrapato caminhando a luz do sol. Eles caminham até encontrar um hospedeiro e ali se alimentam.

Veja abaixo as principais espécies de carrapatos no Brasil e saiba como combatê-los. 

Espécies de carrapatos no Brasil

Estima-se que no mundo todo, existam cerca de 800 espécies de carrapatos, porém, no Brasil podemos encontrar 4 principais espécies e são elas:

  • Carrapato-Vermelho-do-Cão

Carrapato Vermelho do Cão

  • Carrapato-Estrela ou Carrapato-de-Cavalo

Carrapato Estrela

  • Carrapato de boi

Carrapato de Boi

  • Carrapato de Galinha

Carrapato de Galinha

Como podemos ver, cada qual recebe o nome popular de acordo com o hospedeiro.Mas cientificamente, cada um recebe o nome de acordo com a família e com o gênero no qual é classificado. 

Carrapato-Vermelho-do-Cão

Essa espécie é comum em cachorros, gatos e aves. Ele possui um corpo pequeno e avermelhado, é redondo e pode ser identificado facilmente. 

Cientificamente ele recebe o nome de Rhipicephalus Sanguineus e está presente na família Ixodidae.

Rhipicephalus Sanguineus

Ele consegue escalar paredes, muros e fixar-se na pele dos animais de estimação. É um perigoso transmissor de doenças, porém seu combate é fácil. Basta aplicar os venenos e manter a limpeza do ambiente.

Carrapato de Boi

A espécie pode causar sérios danos ao gado bovino. Pois transmite a doença Babebiose aos bois e vacas. Desta maneira, é preciso combatê-lo para evitar a propagação em meio ao gado. 

Cientificamente ele recebe o nome de Rhipicephalus Microplus e está presente na família Ixodidae.  

Ele é capaz de causar muito prejuízo aos fazendeiros e agricultores, já que pode transmitir diferentes doenças.

Carrapato de Galinha

O carrapato de galinha está presente nos galinheiros e afeta sobretudo as aves. 

Ele transmite para as galinhas uma doença denominada de Bouba, que é uma espécie de sífilis que dá nas aves. São muito pequenos e de difícil observação.

Argas Miniatus

Ele é conhecido cientificamente como Argas Miniatus e está presente na família Argasidae, ou seja, é considerado um “carrapato mole”.

Carrapato-Estrela ou Carrapato de Boi

Essa espécie é muito temida, pois pode transmitir doenças perigosíssimas, como a febre maculosa.

Além de equinos, ele hospeda-se também em capivaras, aves silvestres e animais domésticos. Ele é muito forte e pode transmitir muitas doenças. 

Seu combate é fundamental através de venenos em locais infestados.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais