Baleia Franca Pigmeia: Características, Peso,Tamanho e Fotos
A Baleia Franca Pigmeia, também conhecida como baleia-anã-pigmeu é encontrada no Oceano Antártico, nas regiões mais baixas do Hemisfério Sul , e se alimenta de copépodes e euphausídeos . Pouco se sabe sobre sua população ou hábitos sociais. Ao contrário da maioria das outras baleias, raramente foi sujeita a exploração.
Seu nome científico é Caperea marginata é membro da família das cetotheres, um clã de baleias , que até o ano de 2012 acreditava-se extintas. A baleia-anã-pigmeu raramente é encontrada e, consequentemente, pouco estudada. No entanto, sabe-se que é de longe a menor das baleias.
Baleia Franca Pigmeia: Características, Peso e Tamanho
Dificuldade de Estudos
Períodos de gestação e lactação e longevidade são todos desconhecidos. Parte da razão para a escassez de dados pode ser a relativa inatividade da baleia, dificultando a localização do estudo. O seu porte é pequeno e indistinto, teoriza-se que medem cerca de 2.5 mts. de comprimento e pesem perto de 320 kg., e a baleia costuma ser uma nadadora lenta e ondulada, embora capaz de surtos de aceleração.
A coloração e a forma da baleia-pigmeu, cinza-escuro dorsalmente e cinza-claro ventralmente, comumente com um par de manchas mais leves em forma de chevron atrás dos olhos, é semelhante à das minke anãs e baleias-anãs e em alto mar a espécie pode facilmente confundir-se com estas duas espécies, caso a mandíbula e as barbatanas não sejam cuidadosamente observadas.
Baleia Franca Pigmeia: Características
Descrição
O crânio e o esqueleto da baleia-anã-pigmeu diferem dos de qualquer outra baleia existente: o escudo supra-occipital se estende mais além; o osso da orelha tem uma ruga lateral e é aproximadamente quadrado em contorno.A extremidade dorsal das costelas é incrivelmente fina e quase não consegue entrar em contato com os processos transversos. A cauda reduzida (ou região sacro caudal) apresenta uma pélvis vestigial e pequenos ossos chevron.
As nadadeiras têm quatro dígitos. Os pulmões e o coração são relativamente pequenos, o que sugere que a baleia-pigmeu não é um mergulhador profundo. A laringe é relatada como diferente de qualquer outro cetáceo. A análise do conteúdo estomacal das baleias-francas pigmeus mortas indica que ele se alimenta de copépodes e euphausiídeos (krill).
Segundo alguns cientistas, a baleia-franca pigmeu compõe uma família separada devido à estrutura incomum de seu esqueleto: Dezessete pares de costelas largas e planas (isto é, mais do que em todas as outras baleias) cobrem 2/3 do comprimento do corpo do animal, estendendo-se em direção à cauda.
Baleia Franca Pigmeia: Características
Interações Sociais
As estruturas sociais e de acasalamento são desconhecidas. A baleia é tipicamente vista sozinha ou em pares, às vezes associada a outros cetáceos. Devido à falta de calosidades em sua pele e semelhança geral com rorquals, as baleias-anãs pigmeus são às vezes confundidas com as baleias-minke. De fato, as baleias-tigres pigmeus não são baleias “certas”. No entanto, eles são chamados assim por causa de ter um corpo atarracado e abaixar a mandíbula com o arco, tornando-se mais proeminentes à medida que envelhecem. A vida útil desta espécie é desconhecida. No entanto, as baleias de barbatana relacionadas geralmente têm uma vida útil de 20 a 40 anos, variando de acordo com cada espécie, mas podem viver até 80 anos.
As baleias-anãs pigmeus são espécies circumpolares, encontradas no hemisfério sul, em todas as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, em torno da Antártida. Estas criaturas pelágicas preferem viver em águas frias e frias do oceano.Há muito pouca informação sobre comportamento social e hábitos desta espécie devido à raridade de observações na natureza. Sabe se que as baleias-pigmeus formam grupos de 80 indivíduos.
Baleia Franca Pigmeia: Características
Comportamento
De acordo com algumas evidências, eles podem habitar águas costeiras durante os meses de primavera e verão. As baleias-anãs pigmeus não apresentam -muitos comportamentos típicos das baleias. Por exemplo, ao contrário da maioria das baleias, esses cetáceos não costumam violar, espionar ou mostrar seus vermes.
A técnica de nado desses cetáceos também é única: a fim de atravessar a água, eles não ondulam apenas suas caudas e vermes, mas todo o corpo.
Há poucos dados sobre os hábitos reprodutivos desses animais. No entanto, eles podem ter os mesmos hábitos reprodutivos que outras baleias francas: 10 a 12 meses de gestação, gerando um único filhote, que permanece com a mãe por 6 a 12 meses, após o que é desmamado.
Baleia Franca Pigmeia: Características
Hábitos
Quando eles vêm para respirar, eles geralmente permanecem na superfície por apenas alguns segundos, tirando seus focinhos da água e mergulhando de volta no oceano. Durante essas aparições elas liberam o ar de sua boca e criam uma corrente de névoa aquosa conhecida como um “sopro”. Especula-se que elas durmam logo abaixo da superfície, de modo que o esguicho delas permaneça acima da superfície, nestas ocasiões a mandíbula branca e a boca arqueada são claramente vistas.
Como baleias Baleen, ou chamadas de baleias “desdentadas”, esses cetáceos têm placas de barbas em vez de dentes: barbatanas, também conhecidas como “barbatana”, são uma substância bastante dura e sólida, semelhante à matéria de que consistem os chifres de alguns animais. . Quando o animal forrageia, a água passa através da barbatana em suas mandíbulas e os itens da presa são apanhados.
Como mamíferos, as baleias amamentam seus filhotes e respiram ar como nós. Ao contrário dos peixes, eles não podem respirar embaixo d’água, porque eles não têm guelras. Por isso, as baleias têm que chegar regularmente à superfície da água para respirar, o que fazem através de um orifício especial conhecido como ‘blowhole’, encontrado em suas costas.
Baleia Franca Pigmeia: Características
Ameaças
Ameaças antropogênicas à população desta espécie não foram encontradas. É provável que as baleias-pigmeus sofram com a poluição dos oceanos, o que pode afetar negativamente a saúde e o habitat desses animais. O tamanho da população da baleia-franca-pigmeu é desconhecido, sugerindo que a espécie tem uma população muito pequena ou é difícil de detectar na natureza, já que a concentração dessas baleias ainda não foi registrada.
Baleias são animais magníficos, tesouros nas profundezas do oceano ao redor do globo. Eles contribuem significativamente para o equilíbrio ecológico de predadores e presas marinhas e fornecem esclarecimentos impressionantes sobre a vida selvagem, tanto moderna quanto pré-histórica. No entanto, eles enfrentam muitas ameaças, a grande maioria dos quais são apresentados por seres humanos.